x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.251

Licença Casamento

GIOVANNA GARCIA DE MACEDO

Giovanna Garcia de Macedo

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 10:27

Bom dia,
gostaria de tirar uma dúvida o funcionário da minha empresa trabalha na produção e vai se casar amanhã dia 27/04/12 sexta-feira, ele está teimando comigo que os três dia de folga dele não podem contar o sábado e o domingo pq o sábado é compensado na semana. Eu sei que são três dias corridos mas não estou sabendo explicar porque que conta o sábado e o domingo. Me ajudem!

Jonatas Eloy

Jonatas Eloy

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 10:42

Bom dia, Giovanna
O início dos 3 dias deve iniciar sempre em dia que o empregado estaria escalado para trabalhar.
Se o empregado Casa na sexta-feira, mas opta por folgar na sexta-feira, os dias de licença serão sexta-feira, sábado e domingo.
Casso alicença comesse no sabado, isso so podera acontecer se o existir normalmente expediente na empresa.
Entenda, a licença não pode iniciar em dia que não há trabalho, mas quanto a terminar sim, porque os dias são consecutivos.
Espero ter ajudado.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 10:50

Giovanna Garcia de Macedo Bom Dia;

Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

II – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;

Verifique junto ao sindicato da categoria, se não á nenhuma clausula na CCT ou ACT que beneficie o funcionário quando esta licença é solicitada;

Como a empresa compensa o sabado durante a semana, o correto é pagar essas 04h para o funcionário com acrescimo de 50%;

Ou se utilizam a jornada flexivel de trabalho, na semana seguinte, o funcionário não precisar pagar as horas do sabádo;

Ou ainda extender a licença até na segunda-feira, ficando o funcionário em devendo 04h de trabalho a empresa;

Abraços

Att

GIOVANNA GARCIA DE MACEDO

Giovanna Garcia de Macedo

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 10:51

Aqui a empresa trabalha de segunda a quinta das 07:00 as 17:00 e sexta das 7:00 as 16:00. Como ele casará amanhã dia normal de trabalho então está correto ele folgará na sexta, sábado e domingo. Na segunda ele terá que retornar ao serviço normalmente. Está correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade