Mayara
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalBoa tarde,
Como faço para calcular o DSR sobre as horas extras?
Obrigado.
Caroline
respostas 10
acessos 10.250
Mayara
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalBoa tarde,
Como faço para calcular o DSR sobre as horas extras?
Obrigado.
Caroline
Armando Emmanuel Cavalcante Fervença
Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) PessoalNa empresa aonde trabalho aplicamos 21.5% sobre o valor da hora extra.
Nunca tivemos problemas com a justiça
Se tiver Insalubridade acrescentar sobre o valor da hora
Mayara
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalNo meu sistema tenho um funcionario com salario de 2.398,00, ele recebeu 65,40 de 4,00 horas extras a 50% e 10,06 de DSR sobre as horas extras, não estou conseguindo chegar nesse resultado.
Elizabeth
Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) PessoalCaroline boa tarde,
Para efetuar o cálculo do DSR é simples: basta pegar o total das horas extras em valor dividir pelos dias uteis e multiplicar pelos não uteis (domingos e feriados).
No caso de abril são 23 uteis e 7 não uteis (no meu calendário),como vc mesmo colocou ele recebeu R$ 65,40 de h.e. portanto o cálculo do DSR seria:
65,40 dividido por 23 = 2,84 vezes 7 = 19,90 seria este o valor do DSR.
Pode ser que o seu sistema esteja com o cadastro de feriados no mês de abril errado ou com os dias uteis do mês errado.
Faça a revisão e refaça o cálculo.
Espero ter ajudado!
Mara
Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. PessoalCaroline,
o cálculo do DSR será apurado bastando calcular 1/6 do valor das horas trabalhadas na semana.
Você pega o valor das horas e divide por 6 = 65,40/6=10,90.
Bom é assim que me informaram que deve ser calculado.
Espero ter ajudado.
Robson Pedraça dos Santos
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalMara Fernanda Luzia
Detalhe mas por favor essa sua resposta...
Por que divido por 6??
Sâmya Mendes
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalMara Fernanda Luzia
o cálculo correto é o que colega Elizabeth informou.
Caroline Tomin: [/code]o meu sistema tenho um funcionario com salario de 2.398,00, ele recebeu 65,40 de 4,00 horas extras a 50% e 10,06 de DSR sobre as horas extras, não estou conseguindo chegar nesse resultado.[code]
Para você achar o valor da hora extra precisa achar primeiro a hora normal trabalhada...a jornada de trabalho dele: são 220 mensais? 180h?
pega sal/horasmensais= sal.hora
he 50% = sal. hora x1,5 (ou se achar melhor +50%)= he 50% em reais
dsr= valor em reais de horas extras/dias uteisxñúteis do mês = valor de dsr
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoPara a Lei o valor do DSR é na proporção de 1/6 do valor do salário da semana. Por isso que ao deixar de completar a jornada semanal o empregado perde o seu DSR pois ele vai sendo adquirido a cada dia trabalhado.
Mas para calcular segue-se o exposto pela companheira Elizabeth. Isso é importante aprender pois num eventual processo seletivo tais questões são frequentemente abordadas nas provas de conhecimento. Tanto a proporção como o cálculo.
Abraços!
Elias Nunes
Prata DIVISÃO 1 , GerenteBoa tarde a todos.
1) Para cálculo do DSR, no caso de empresa que tem dois percentuais diferentes de hora extra, ou seja, 65% e 85%, imposto pela convenção coletiva, qual o procedimento para calcular o DSR, já que ocorre hora extra a 65 e a 85%? Calcula-se 2 vezes o reflexo das horas separados por percentual?
2)Funcionário que trabalha como diarista também recebe DSR?
Aguardo.
Muito obrigado.
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoOi, Elias.
Sim, quando ocorre hora-extra normal tem-se o reflexos desta sobre o DSR, e quando a hora-extra é resultado do dia de folga ou feriado, tmb é feito separadamente o cálculo dos reflexos destas sobre o DSR. O mesmo se dá quando o empregado labora eventualmente em horário noturno, tem de haver o reflexo do adicional noturno sobre o DSR. É simples: sempre que o ocorrer sobrejornada ou algo que se adicione ao valor do salário contratado do mensalista, o DSR compreendido no salário é impactado, portanto, tem de ser reajustado. Para maior clareza é importante que cada tipo de verba que se adiciona ao salário seja separamente descriminada.
Todos aqueles que recebem salário-produção devem ter acrescido o valor do DSR em sua remuneração. Como o diarista tem seu salário por unidade de tempo (por dia) o DSR não está incluso neste salário, portanto, ao fechar o cálculo dos dias de salário devidos a ele, os DSRs ocorridos naquele mês devem ser acrescentados.
A diferença é que o mensalista e o quinzenalista já tem o DSR considerado no salário contratado, os demais não. Para mensalista e o quinzenalista o DSR somente será devido em acréscimo ao salário quando resultar de reflexo de algo adicionado ao salário pactuado, como hora-extra, adic noturno, comissão....
Espero ter ajudado.
Rosa Maria
Bronze DIVISÃO 5 , Analista PessoalDSR (Descanso sobre remuneração) Esse calculo é feito da seguinte forma: subtraia de 1 mes os domingos e feriados. Seguindo o exemplo abaixo.
hora extra 250,00 (maio)
dsr 5/26 48,08 (4 domingo 1 feriado - 26 dias uteis)
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade