x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.013

auxilio maternidade

Raquel Araujo Vianna

Raquel Araujo Vianna

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 13:01

Sou epregada de carteira assinada e tenho férias vencidas em Jan/2012.
Estou grávida e com previsão de liceça maternidade de julho/2012 à out/2012, mais um mês de férias, portanto ficarei 5 meses afastada.
O problema é que quebrei o pé e o médico me deu atestado de afastamento de 30 dias, do dia 04/maio ao dia 6/ junho.
Minha dúvida é quanto a pericia do inss. Hoje está levando em média 30 dias para marcação da pericia, portanto no momento da pericia meu pe já estaria bom e minha licenca maternidade estaria sendo encaminhada. Pode essa situação "embolar" e eu não conseguir tirar minha licenca maternidade? Seria mais prudente nem entrar para o inss por causa de 15 dias, simplesmente ficar e casa e perder esses dias? Posso receber dois beneficios ao mesmo tempo? Não poderei voltar ao trabalho antes da liberação do perito, então será q receberei pelos dias que ficar aguardando pela pericia? Dias esses em que já não terei mais o atestado pois meu pé já vai estar curado, mas tb não poderei estar trabalhando pois estarei aguardando pela pericia?
Me ajudem por favor!!!!!
Desde já agradeço!!!!

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 13:45

Não fique preocupada.
Você pode ficar afastada por euxílio doença e depois entrar em licença maternidade.
Se você passar pela perícia e ficar constatada sua incapacidade para o trabalho, o INSS pagará os dias de afastamento para você.
Lembrando que os 15 primeiros dias de afastamento, quem paga é a empresa.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 19:42

Raquel Araujo Vianna Boa Noite;

Você da entrada normalmente no seu pedido de licenca maternidade;

Compareca na data prevista para a pericia do aux. doenca;
Leve com voce exames, laudos do medico.. para confirmar sua situação;

Pergunte ao medico perito se ele vai prolongar seu afastamento pelo problema com seu pé.. pois o auxilio doenca sera cesado pelo periodo que voce ira receber a licenca maternidade;

Voce recebera da previdencia retroativamente, o periodo apos os 15 dias pagos pela empresa até a data da entrada da sua licenca maternidade;

A partir da data da sua concesao de licenca maternidade, a empresa devera efetuar o pagamento da mesma para você;

Abraços

Att

Raquel Araujo Vianna

Raquel Araujo Vianna

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 13 anos Sábado | 12 maio 2012 | 11:41

Muito obrigado Olga e Eduardo pela ajuda. Então mesmo que a prericia nao tenha sido feita, ou que, o afastamento ultrapasse o mes de julho (mes que pretendo ter minha licença maternidade) receberei minha licença apartir do dia em que estiver liberada pelo perito?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 12 maio 2012 | 11:54

Raquel Araujo Vianna Bom Dia;

São fois beneficios diferentes; Independente de estar recebendo ou não o aux. doença, você deve dar entrada na solicitação do Aux. maternidade!

Quando você passar pela pericia e for constatado seu problema no pé, você recebera o beneficio aux. doença (atrazado) e continuara a receber o beneficio se o periodo para recuperação do seu pé for prolongado..

Neste caso, se seu beneficio por auxilio doença for prolongado, recomendo dar entrada no auxilio maternidade após o nascimento da criança; Pois até a data de nascimento da criança você ira receber da previdencia o pagametno do aux. doença, a partir da data de nascimento da criança você não ira mais receber o aux. doenção e passara a receber da empresa então o pagamento da licença maternidade;

Maiores informações clique aqui;

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade