Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.487

Rescisão de Funcionário Afastado por Doença

HORÁCIO MATOS MOITINHO DOS ANJOS

Horácio Matos Moitinho dos Anjos

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 19:33

Situação:

Um determinado funcionário foi afastado por motivo de doença não relacionada ao trabalho no em 09/2010 e teve seu benefício pago pelo Inss até o dia 13/12/2012. O mesmo foi requeriu a prorrogação do benefício porém foi indeferido pelo Inss alegando que ele estava apto ao trabalho.

O problema é que o funcionário não contactou a empresa que o seu benefício havia cessado e só agora (14/05/2012) a empresa soube do ocorrido. A empresa quer demitir o funcionário pois não há mais interesse pelos seus serviços. Como proceder?

Atenciosamente,

Horácio Matos Moitinho dos Anjos
Assessor e Consultor Contábil
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 20:06

Boa noite,

Peça ao mesmo para realizar exame de retorno ao trabalho,para que retorne sua atividade, verifique se na convenção coletiva não há nenhuma estabilidade garantida. Depois proceda com a rotina demissional.
A empresa deve acompanhar o periodo de benefício do empregado, solicitando ao mesmo a carta de concessão do benefício. No termino do beenficio, a empresa deveria ter feito um oficio solicitando o retorno do empregado, sob pena de abandono de emprego. Como não o fez, solicite que o empregado faça o exame de retorno ao trabalho, se considerado apto, proceda com a demissão.

Abraços,espero ter lhe ajudado, qualquer coisa volte a postar.

Tiago

Visitante não registrado

há 13 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 21:50

Horácio Matos Moitinho dos Anjos,
nosso colega Tiago disse tudo!
Estou passando por situação semelhante e sua pergunta + a resposta do colega foram de grande ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade