x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 63.721

DSR X Adicional Noturno

RAFAEL FERRARI

Rafael Ferrari

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 15:06

Boa tarde caros colegas!

Estou com uma duvida se incide DSR sobre o Adicional noturno!
Perguntas:

1- O trabalhador que trabalha em uma jornada toda noturna, é devido o DSR sobre o adicional noturno?

2- O trabalhador que trabalha em uma jornada mista, uma parte com horario diurno e outra noturna, é devido o DSR para o seu adicional noturno?

Espero ajuda de voces.
Desde já, obrigado!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 15:22

Boa tarde Rafael Ferrari

Em ambos os casos é devido o DSR sobre adicional noturno.

Como calcular:
- somam-se as horas noturnas realizadas no mês;
- divide-se pelo número de dias úteis;
- multiplica-se pelo número de domingos e feriados;
- multiplica-se pelo valor da hora normal;
- multiplica-se pelo valor do adicional noturno, geralmente 20%

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 21:55

Boa noite Rafael,

Como nossa amiga colega Vania falou, em ambos os casos é devido o DSR. No caso do funcionario trabalhar a jornada toda noturna basta você aplicar a este o percentual.

Ex. Contratado para trabalhar 22:00 as 05:00 salario 622,00 percentual 20 ad. noturno

Ad. noturno +dsr = 622 * 0,20= 124,40

Isto porque como o empregado foi contratado para trabalhar todo o periodo noturno 220 horas já está incluido no cálculo o DSR.

Agora quando ele trabalha apenas algumas horas, é preciso pagar o DSR apenas sobre as horas trabalhadas no periodo noturno, dai aplica-se a formula:

DSR = total de horas noturnas/dias uties x dias não uteis.

Atenciosamente,

Tiago

matheus naves

Matheus Naves

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 04:21

Bom dia colegas.

Por favor preciso que alguem esclareça a seguinte dúvida sobre o DSR do Ad noturno.Vou expor meu contracheque.

Verbas
1001 SALARIO 947,82
1004 ADICIONAL NOTURNO 406,21 135:00 hs
1237 DSR S/ AD NOTURNO 92,32

Preciso saber como faço para chegar nesse valor DSR S/ AD NOTURNO 92,32?
Obs: Meu horário de trabalho é da meia noite as 6 da manhã / 36hs semanais , portanto tenho apenas uma folga por semana ( sabado ou domingo ).Sendo assim faço todos os dias 5 hs de Ad noturno x 27 dias úteis encontra-se esse valor citado 135 hs. A convenção coletiva do meu sindicato determina o pagamento de 50 % sobre Ad noturno.Como faço para chegar nesse valor R$ 92,32??????

Desde já agradeço.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 12:19

Boa dia Matheus,

Pelos dados não consegui chegar ao valor não. Tem certeza que o salário é 947,82? Possui outra remuneração, como adicional de insalubridade, periculosidade?

Para calcular o DSR s ad. noturno:

135 horas trabalhadas

DSR: Total de horas : dias uteis x dias não uteis

DSR: 135/27*4 = 20

DSR: 947,82/180*0,50*20= 52,66

ou,

AD. noturno: 947,82/180*0,50*135 = 355,43

DSR: 355,43/27*4= 52,66.

Verifique se não possui outra verba variável, porque não está fechando com o que você informou.

Saudações,

Tiago

matheus naves

Matheus Naves

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 00:50

Bom dia Tiago !

Cheguei nesse mesmo valor que vc ... realmente não tenho outra remuneração.Por isso que não entendi esses valores do adicional e dsr noturno.Mas tudo bem não vou reclama pois eles pagaram mais do que o valor que achei ... kkkkkkk

Agradeço a resposta.

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 08:31

quer dizer entao que alem do salario+ adicional noturno o funcionario recebe o dsr sobre o noturno?

entao ficaria salario+adicional noturno+dsr noturno?

como ficaria um funcionario que recebe 622,00 + 155,50(25%noturno)?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 22:00

Boa noite Paulo,

Toda vez que o empregado recebe remuneração variável isso interfere no pagamento do repouso remunerado, é o caso das horas extras e adicional noturno, tendo ele feito adicional noturno o valor integra o repouso remunerado.

Eu postei acima a formula para calcular o DSR, utilize-a para conhecer o valor do DSR.

A formula é utilizada quando o empregado trabalha apenas umas horas durante a noite, quando o empregado tem a sua jornada toda noturno, por exemplo quem trabalha das 22:00 as 05:00, aplica-se o percentual direto, pois desta forma estará pagando o adicional noturno já incluido o DSR.

Exemplo:

Salário 622,00, trabalho 22:00 às 05:00, jornada 220 horas. Para calcular o ad. noturno e o DSR basta aplicar o percentual

AD. noturno = 622,00 x 0,20 =124,40

AD. noturno = 124,40 (já está incluso o DSR)

Agora para quem trabalhar por exemplo 16:00 as 23:00, faz apenas 1 hora noturna por dia, terá que pagar a hora noturna e o reflexo no repouso semanal remunerado.

AD. noturno: salario/jornada x percentual x quant. de horas noturnas

DSR: ad.noturno / dias uteis x dias não uteis.

----------------------------------------------------------------

Boa noite Mateus,

Por nada a disposição,

Tiago

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 10:11

Bom dia pessoal !

Estou bem confusa. Eu tenho um funcionário qua trabalha de domingo a sexta das 22 as 06, com 01 hora de intervalo para refeiçaõ e descanso ( das 02 as 03 horas ), salário R$ 841,73 por mes, eu lanço as horas noturnas trabalhadas e o sistema calcula o reflexo sobre o DSR, será que está correto ?

Eliana

Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 10:52

Favor poderia me dar um exemplo de calculo de adicional noturno para as seguintes situações:

Salário: R$ 2.200,00
Horas trabalhada no mês durante a noite: 15:54

Outro exemplo:

Salário R$ 632,00
Escala de 12x36 trabalha das 18:00 as 06:00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade