x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 11.010

Holerith Adiantamento de Salário

Milton Oliveira

Milton Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 10:42

Bom dia!
Estou com a seguinte duvida:

Faço adiantamendo de salário dos funcionarios dia 25, e não gero o holerith de adiantamento. No pagamento dele sai as vergas e o desconto do referido adiantamento.

Esta correto desta maneira? ou existe a obrigação de fazer a geração do mesmo?
E quais os contras da nao geração do mesmo.

Grato

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 10:47

Milton Oliveira

Uma vez fornecido adiantamento a todos os empregados, o correto é imprimir sim o holerite para assinatura, uma vez que eles poderão alegar que não receberam o valor e que o desconto não procede.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Milton Oliveira

Milton Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 10:51

Resulmindo todo desconto em folha de pagamento tem que ter a sua comprovação.

Sou novo nesta empresa e o pessoal nao quer a impressao do holerith de adiantamento.

Porem eu sempre fiz o mesmo para pegar assinaturas e comprar o referido desconto.

Fora esta alegação do funcionario existe alguma obrigatoriedade?

Grato

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 11:02

Entao, como você disse uma grande maioria é feito deposito, mas essa minoria não teria a comprovação do desconto.
Para evitar transtornos imprima os holerites de adiantamento, pegue as assinturas e mantenha arquivado.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Wendy Santos Cordeiro

Wendy Santos Cordeiro

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 11:55

Tenho uma funcionária que entrou na empresa dia 01/10 e agora fui gerar o adiantamento do mês de novembro e o sistema não gerou o dela.

Ela tem direito ao adiantamento ou o sistema que não puxa o nome dela??

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 12:01

Bom dia Wendy,

Se esta previsto em CCT e ou for norma interna da empresa a concessão do adiantamento, e a colaboradora não solicitou que o adiantamento não fosse realizado, sim, a mesma tem direito ao adiantamento.

Deve consultar os parâmetros do seu sistema para saber se tem a opção de excluir o colaborador do adiantamento, caso sim, deve fazer o devido acerto.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Wendy Santos Cordeiro

Wendy Santos Cordeiro

há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 12:06

Olá Mário vou verificar no meu sistema esta opção.
Creio eu que se ela entrou na empresa dia 01/10 ela tem direito de receber o adiantamento sim!

Mas há alguma base legal que fale sobre isso Mário?

Agradeço desde já!

Moderador

há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 12:13

Wendy,

É a própria CCT ou regimento interno da empresa.

No meu sistema por exemplo, quando cadastro o funcionário, tem opção de sair o adiantamento ou não. Caso o colaborador não queira (informando por escrito), marco esta opção e o sistema não calcula, caso contrário, o cálculo do adiantamento é automático.

Dependendo da data de admissão, não é devido no próprio mês da admissão, que não é o seu caso, visto que a admissão foi em 01/10 e neste caso, já deveria sair adiantamento para ele desde outubro/2012.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Wendy Santos Cordeiro

Wendy Santos Cordeiro

há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 12:42

Então Mário ela recebeu o salário todo no fim do mês e no meu sistema esta em parâmetros para adiantamento mensal na parte de admissão não gerar e aí??
Ligo para o suporte pra obter uma resposta?

Agradeço

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 13:44

Wendy, será que não há na sua empresa um gerente, diretor, supervisor com senha de administrador do sistema que possa liberá-lo para vc proceder essa mudança?

Assim não seria necessário o pessoal do suporte interferir.

Milton, quando a empresa não gera holerite para dar recebimento do adiantamento, pode ser feito um recibo à parte para cada funcionário, ou então uma lista com os nomes e identificação de cada um que solicita o referido adiantamento, e um campo para que o mesmo assine confirmando o recebimento do valor.

É um pouco mais burocrático, mas resolve.

Moderador

há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 14:26

Wendy,

Conforme mencionado pela Kennya, caso Você não tenha senha de acesso para alterar os parâmetros, solicite a quem tem senha para este procedimento, se Você tem, basta habilitar/desabilitar a opção para sair o adiantamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade