x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.342

Acidente de trabalho

JO COUTO

Jo Couto

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 11:29

Bom dia!
Um funcionario se acidentou no trabalho e foi afastado normalmente do trabalho, depois que passou o periodo do afastamento, ele foi novamente ao medico onde sera afastado por mais 90 dias, o medico disse que ele ficara com sequelas e nao poderá mais exercer sua função, e agora o que a empresa deve fazer? como passou um pouco do tempo da prorrogação eu teno que fazer um nov cat?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 15:07

Não, a CAT é apenas quando ocorre o acidente ou é idenficada a enfermidade decorrente do trabalho, outra CAT somente se esta nova licença fosse concedida após transcorrido um período de 60 dias a contar da licença médica anterior.

Caso esteja dentro do período de 60 dias, esta nova licença nada mais é que continuação da anterior.

Se ele já entrou em licença previdenciária terá de apresentar esse novo atestado ao INSS por ocoasião da perícia (que tera de ser marcada).

Estando ele incapacitado para continuar a exercer suas funções terá de ser reabilitado para outra função. O INSS faz esse tratamento e encaminha para treinamento. Caso a empresa não tenha posição de trabalho disponível para que este trabalhador seja introduzido (após reabilitação), o INSS encaminha o trabalhador para posição de trabalho em outra empresa.

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 15:07

Boa tarde,

Não é necessário fazer outra CAT.

Se o INSS deferir o pedido, será fornecido um documento de prorrogação para o o funcionário que deverá entregar na empresa, se o INSS solictiar alguma enquadramento em outra funcão também será comunicado a empresa..

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2012 | 20:01

Bianca, se o empregado será encaminhado ao INSS somente o medico do trabalho é que poderá informar.

Vai depender do tempo necessário e requerido para o restabelecimento do empregado. Lembre-se que os 1º 15 dias de licença medica não precisam ser contínuos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade