x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.759

Gestante - Dispensa por Justa Causa

Jhonny

Jhonny

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 07:46

Jarbas,

Acho que rescisão por justa causa logo de início e meio pesado, principalmente por estar grávida.

A empregada poderá acionar a justiça contra o empregador.

Seria melhor o empregador procurar saber o por que de a empregada ter faltado todos estes dias e dar uma advertência, no máximo uma suspensão, para não esquentar a cabeça mais tarde.

Rubia Tatiana Santana de Souza Frederico

Rubia Tatiana Santana de Souza Frederico

Bronze DIVISÃO 5 , Supervisor(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 08:13

Bom dia, Jarbas.
Realmente pode dar problemas futuros, uma vez que a empregada está grávida, o melhor é orientá-la a procurar um médico quando não tiver condições de trabalhar, para que isso não ocorra novamente e no mais aplicar uma advertencia mesmo.
Espero ter ajudado.

Rúbia Tatiana
Sup.Adm. de Pessoal
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 08:19

Estou com os amigos acima,
Essa situação é sempre muito complicada, se eu fosse você conversaria com a mesma sobre o que esta ocorrendo e daria advertencia, eu pensaria bem no caso de suspensão mais advertencia eu daria.
E depois essas falas você ira descontar mesmo, espera depois o retorno da maternidade e o periodo de estabilidade e a mande embora, porem sem justa causa.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 08:27

Bom dia Jarbas,

Uma empregada estável que faltar 13 dias, e o empregador a demitir por justa causa, o juiz certamente irá anular a decisão da empresa, isto porque a medida será considerada severa demais, os empregados que gozem de estabilidade devem ter seu contrato por justa causa com inquerito administrativo realizado pela justiça do trabalho, desta forma para que se dê justa causa em um empregado estável precisa levar o caso até a justiça.

E depois no periodo de gravidez a mulher precisa em alguns casos se afastar por doença, a empregada mesmo não justificando, conseguirá apresentar atestados que comprovem a sua incapassidade neste caso.

Aconselho a empresa aplicar advertência na empregada por não ter justificado e faltado, a medida visa demonstrar em juizo futuramente a conduta da empregada. E em um segundo momento aplicar a suspensão, e caso a empregada continue com as faltas levar em juizo para decisão.

Abraços,

Tiago

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade