x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 9.043

duvidas sobre horas mensais e banco de horas

silvia

Silvia

Iniciante DIVISÃO 3 , Operador(a) Caixa
há 12 anos Sábado | 7 julho 2012 | 19:17

oi boa noite
tenho uma duvida e gostaria q pudessem me responder. trabalho como operadora de caixa em supermercado e gostaria de saber: se o mes tem mais ou menos 4 semanas e 2 ou 3 dias como fazer essas contas de 220 horas mensais se devemos trabalhar 44 horas semanais. e no meu trabalho sendo banco de horas como calcular essas horas pois trabalho a semana mais sabado domingo um sim e outro nao;feriado dia santo;menos sexta feira santa.
desde ja agradeco e aguardo

Bernardo Maia

Bernardo Maia

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Domingo | 8 julho 2012 | 12:33

Não entendi muito bem sua dúvida Silvia.

O mês não tem uma quantidade de semanas fixas, porém o trabalhador somente pode trabalhar 44 horas semanais, as 220 horas mensais estão inclusas o DSR.

Comércio, a cada suas semanas trabalhadas, deve-se ter um descanso em um domingo...

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Domingo | 8 julho 2012 | 12:54

Silvia, a carga horária mensal máxima de 220hs diz respeito tanto às horas de trabalho efetivo como tmb as horas correspondentes ao descanso semanal que é remunerado dentro do salário do mensalista. Essas 220hs não são para serem trabalhadas pois não se pode trabalhar as horas de descanso.

As horas a serem realmente trabalhadas são as da jornada semanal, que é de no maximo 44hs. O computo das horas-extras são consideradas em função da jornada diária juca máxima é de 8hs (para quem trabalha 5 a 6 dias por semana) e caso a empresa trabalhe em regime de compensação ou até de banco de horas, as horas-extras serão então apuradas em relação a jornada semanal.