x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.698

processo por danos morais

ROSICLER CASTRIANNI

Rosicler Castrianni

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 13:53

Uma empresa pode processar um funcionário por danos morais? Minha dúvida é a seguinte: recebi um e-mail de um cliente, dizendo que meu funcionário, foi muito mal educado com ele. Corro o risco de perder esse cliente, posso processar o funcionário por danos morais? Teria algum artigo da lei, que comprove isso? Eo funcionário, terá como se defender? por favor me ajudem oque devo fazer?

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 16:10

Rosicler,
Minha opinião é que você deveria demiti-lo e entrar em contato com o seu cliente, se desculpar e dizer que já tomou as atitudes para que isso não volte a acontecer.
Agora se você realmente quiser processa-lo, o melhor seria consultar um advogado, que iria instrui-la sobre a melhor forma de agir e tambem como o funcionario poderia se defender da causa.

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5 , Despachante
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 16:31

Boa tarde meninas!
Não existe nenhuma lei q aprove ou q proiba de uma empresa
processar um funcionário ou em ex-funcionário.
O motivo é que, perante a Justiça, o funcionário é o lado fraco da relação e as empresas costumam saber disso. "A organização pode processar o colaborador por danos morais, mas enfrentará dificuldades para ganhar, pois terá que provar a situação que gerou prejuízo à imagem e à reputação da empresa. Até hoje, é muito difícil presenciar o caso de alguma empresa que tenha entrado com uma ação na justiça contra um funcionário e que teve sucesso.

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 16:58

Olá colegas,

concordo plenamente com vocês. Processar o funcionário é mais problema do que solução. Primeiro que a empresa teria que comprovar que esse funcionário foi mal educado e que isso gerou danos à empresa. Depois, correria o risco da coisa se inverter e o funcionário ganhar até indenização por danos morais. Portanto, eu também tomaria a atitude citada pela colega Renata Barbieri Rufino de ligar para meu cliente e pedir desculpas e se for o caso, demitiria esse funcionário.

obs.: Antes de demitir o funcionário é bom ter certeza, conversar com ele, saber o que houve para não ser injusta com um empregado. Digo isso por ter vivido uma situação onde o cliente mentiu descaradamente, dizendo ao meu gerente coisas que eu jamais teria falado. Como ele conhece meu trabalho e sabe da minha conduta, não teve dúvidas que o cliente inventou e digo, não aumentou, ele inventou mesmo coisas que não aconteceram.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5 , Despachante
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 17:03

Nessas horas, se usarmos de bom senso e inteligência poderemos evitar problemas durante anos na justiça. Sei q é muito chato ir em uma audiência e dar de cara com um ex-funcionário por causa de uma situação que poderia ser resolvida de ambas as partes.

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade