x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 876

Rescisão de contrato de trabalho

ronaldo leandro da silveira

Ronaldo Leandro da Silveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista P.C.P.
há 13 anos Domingo | 15 julho 2012 | 23:03

Meu caso é o seguinte:

Entrei na empresa do meu irmão em 01/12/2009 e pedi demissão em 23/05/2012 (fiz carta de próprio punho e pedi dispensa do aviso).
Ele assinou a carteira de trabalho para me liberar para o novo registro. Tenho férias vencidas.
Até onde eu sei ele teria 10 dias para acertar minha rescisão (caso não faça teria q pagar multa de um salário)mas até o momento ele não fez, acho que ele está misturado um pouco as coisas (família com trabalho).
Até hj 15/07/2012 não pagou a rescisão.
Eu acho q seria saldo de salário, 13º e férias proporcional e férias vencidas.
Entrar com ação contra ele seria em última instância mas quero saber exatamente quais os meu direitos para poder questionar com ele sobre o assunto antes de tomar esta decisão

Minhas dúvidas:

Existe prazo para ele pagar a RESCISÃO sem que eu perca meus direitos.
E a homologação qual o prazo para fazer?
Ele tem que pagar o salário de multa por não ter pago a rescisão no ato da homologação ou já deve ser depositado antes da homologação e ir com o comprovante?

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Ronaldo Leandro

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 01:04

O ideal é que ele tmb pagasse a multa pela rescisão fora do prazo e levar o comprovante de pagamento no dia da homologação.

Tem Sindicato que não aceita homologar quando o empregador está ciente do atraso no pagamento da rescisão. Tem sindicato que homologa e faz a ressalva, orientado o trabalhador a recorrer a justiça.

Vc tem até 2 anos, a contar de seu desligamento da empresa, para pleitear na justiça seus direitos trabalhista.

O prazo para homologar é de até 120 dias pois é o prazo que tem o trabalhador para dar entrada no seguro esemprego. Mas isso não é 100% garantido, tem juiz que entende que o prazo de 10 dias não é só para a quitação, mas tmb para a homologação.

Boa sorte!

MARIA DA PENHA EFFGEN BENACHIO

Maria da Penha Effgen Benachio

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 14:25

ola boa tarde

Estou com problema e gostaria se alguem pudesse me orientar...
Fui fazer a rescisão de um funcionario ai a empresa me disse que o funcionario tinha pedido a conta mandei todos os papeis pra assinar e agora eles me disseram que pra mim ter feito como ele ganhou a conta, tem como eu alterar de pedido demissão para dispesnsa sem justa causa? Como eu faço isso.

Fico no aguardo de uma resposta...

Att

Penha

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies