x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.791

Acidente do Trabalho/ Contrato de experiencia

Giovanni Moraes

Giovanni Moraes

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 17:29

Boa Tarde,

Caros Colegas, estou com um caso de um funcionário que tem seu contrato de experiência 30x60. O Funcionário foi contratado em 16/08/2011, o mesmo sofreu acidente de trabalho e ficou afastado de 06/09/2011 a 31/05/2012, o contrato de experiência congelou, assim ele retornando a suas atividades em 01/06/2012 o contrato dele começou a valer novamente. De acordo com meus cálculos o contrato do mesmo esta vencendo em 08/08/2012. O meu sistema esta fazendo a demissão dele como contrato de trabalho indeterminado e pagando ele a 7/12 de ferias e 2/12 de 13°. Como devo proceder nesta demissão? Estas ferias e devida ao funcionário?

Giovanni Moraes
Encarregado de Departamento Pessoal
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 08:34

Ola amigo tudo bem contigo,
Bom neste caso o contrato dele não deveria ter sido congelado, como é um contrato de experiencia, tinha que dar continuidade até o termino do mesmo, como você não o encerrou na data pré-estabelecida então tornou-se um contrato de prazo indeterminado.
Veja bem, independente dos motivos, contrato de experiencia tem um prazo para acabar e deve ser respeitado, se o mesmo sofreu acidente, para a empresa é indiferente, ela vai pagar os 15 primeiros dias e depois o restante ele se vira com a previdencia, o contrato dele iniciou dia 16/08/2011 e deveria ter se encerrado dia 14/09/2011 ou no caso de prorrogado dia 14/10/2011 e o restante era com a previdencia, por isso existe contrato deste tipo, uma garantia para o empregador, e como deu continuidade e foi um acidente de trabalho o mesmo tem uma estabilidade de 12 meses a contar da data de alta da previdencia.
Cuidado com isso pois pode vir a te dar dor de cabeça.

Giovanni Moraes

Giovanni Moraes

há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:02

Oi Fabio tudo bem e com tigo meu caro?

Fabio você sabe me informar o meio legal sobre este caso, pois procurei na internet e não encontrei nada sobre o assunto, há muitas informações informando que o contrato de experiência e suspenso e volta a vigorar na volta do funcionário onde ele acaba de cumpri-ló. Este assunto e muito complicado pois cada um fala uma coisa, no conhecimento no contrato de experiência ate se a empresa quiser dispensar o funcionário ela podia.

Caso tiver o meio legal para eu encaminhar a minha diretoria ficarei grato!

Giovanni Moraes

há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:36

Amigo sinto muito lhe informar que sua situação é muito delicada, levando em si varios entendimentos de uma unica forma, não é garantido que nenhuma parte esteja ou não correta.

Leia este artigo aqui:
ACIDENTE DE TRABALHO DURANTE O CONTRATO DETERMINADO NÃO GERA ESTABILIDADE

Alguns julgam de forma indenizatoria, outros não, infelizmente ficamos no fogo cruzado.
Se eu fosse você falaria com sua diretoria e o mantia na empresa pelo prazo de 12 meses para não ter problemas judiciais futuros.

Depois fo revogado aqui:
É CABÍVEL ESTABILIDADE POR ACIDENTE DE TRABALHO EM CONTRATOS POR PRAZO DETERMINADO

Giovanni Moraes

Giovanni Moraes

há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 16:01

Fabiano,

Passei o caso para o setor juridico da empresa com estes artigos que voce me encaminhou, muito obrigado meu caro amigo! Isso esta mais para Jurisprudencia viu.

Valeu amigo!

Giovanni Moraes

há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 16:34

Magina amigo estamos aqui para isso.
Felizmente eu nunca peguei um caso destes, porem se pegar vou fazer igual a ti, vou passar para o juridico da empresa e eles que tomam a decisão, essa bucha com certeza eu passaria para frente, e como eles é quem vão defender a empresa futuramente, eles é quem decidem.

Até mais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade