x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.787

Mudança de cargo

Mayara

Mayara

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 14:20

Boa tarde a todos,

Tenho uma funcionaria que queriamos mudar o cargo dela, para mudar o cargo tenho que aumentar o salario? Se puderem me enviar algum artigo que diz que tenho que aumentar o salario eu agradeço.

Att.

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 14:54

Não é obrigatório o aumento de salário, a menos que ela vá trabalhar numa função que o cargo tenha o salário maior, aí deve igualar o valor. mais a simples alteração de função não muda salário.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 15:26

Se for apenas uma simples alteração de nomenclatura, pode ser realizada tranquilamente. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Silmara Cristina Rupel

Silmara Cristina Rupel

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 15:45

Mayara,

como os colegas anteriores colocaram depende do cargo, o ideal seria vc verificar a convenção coletiva sobre os piso, se a função em questão tem valor diferente. Se não houver, pode alterar o cargo sem aumentar o salário. Porém deve observar se há outros funcionários exercendo o mesmo cargo, se sim, deverá verificar o salário e ajustar, para não ter complicações futuras quanto a equiparação salárial. Sugiro também observar sobre a medicina do trabalho, pois dependendo do cargo há a necessidade do exame alteração de função.

Abraços

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4 , Proprietário(a)
há 13 anos Domingo | 5 agosto 2012 | 11:16

Bom dia Mayara.

Só um exemplo para ficar claro:
No Sindicato da Saude de Campinas, tem esses dois pisos que vou exemplificar:
Apoio e Administração (tem mais, mas no momento não interessa).
Pessoal de Apoio, engloba: Faxineira, Copeira, Lavadeira, etc.
Se a nova função que a funcionaria for desempenhar é de Copeira e ela estava na função de Faxineira, não há problema. Continua a ser Pessoal de Apoio.
Se ela era Faxineira e vai passar para Auxiliar de Secretaria, deixa de ser Apoio e passa a ser Administração, com direito a reavaliação salarial.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 11:10

Só acrescentando, quando falamos em relação de emprego TUDO deve-se observar a CCT da categoria.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade