Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 993

Responsabilidade Solidária - Escritório Contábil

Luciana Guedes

Luciana Guedes

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 17:29

Boa tarde pessoal !!

Trabalho em um escritório contábil que tem alguns procedimentos nos quais eu tenho dúvida. Para efeito de cadastro de novo funcionário em uma empresa o escritório pede apenas uma ficha de admissão preenchida pelo responsável pela contratação, ficha essa que não tem assinatura de ninguém. A minha dúvida é: O escritório tem que exigir documentação desse funcionário assim como o exame admissional? Ele responde solidariamente com a empresa caso um funcionário não faça o exame médico? Teria alguma fundamentação onde eu possa mostrar aos meus chefes?
Desde já fico grata pela atenção.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 20:59

Luciana boa noite,

Uma prática comum nos escritórios e ter um modelo especifico de Ficha de admissão, onde deverá conter os dados pessoais do empregado, os dados da admissão e assinatura seguida de data do responsável pela contratação.

Neste mesmo documento é solicitado por escrito a relação dos documentos a ser apresentado, incluindo o exame médico.

Lembrando que as cópias dos documentos fornecidas deverão ser devolvidas ao empregado após sua utilização, tendo em vista ser crime a retenção de documentos, ainda que sob a forma de cópia.

Base Legal: Lei 5553/68

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade