x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.160

liberação desconto aviso previo

Marcelo Menezes

Marcelo Menezes

Prata DIVISÃO 2 , Gestor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 11:29

Irei pedir demissão para começar e outro serviço, e tenho certeza de que a empresa não me dispensará do cumprimento do aviso prévio e se eu pedir a dispensa ela efetuará o devido desconto.

Teria algum modelo dessa carta para dispensa do cumprimento e dos devidos descontos do aviso prévio ou teria que ver essa questão diretamente com o sindicato da categoria?

Muito obrigado.

Marcelo Menezes
Contabilista
Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1 , Suporte Técnico
há 13 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 11:47

O aviso prévio é um direito recíproco, tanto da empresa quanto do empregado. O trabalhador que pedir demissão sem cumprir o aviso prévio, ou seja, sem avisar o empregador com 30 dias de antecedência, dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 11:59

Era também o que eu pensava, que, caso o empregado pedisse demissão ou fosse demitido e não cumprisse o aviso o mesmo seria descontado na rescisão, no entanto, em pesquisa na internet constatei que não é bem assim, há decisões judiciais sentenciando que caso o empregado não cumpra o aviso simplesmente ele não recebe mas não haverá desconto.
Fonet: http://www.normaslegais.com.br/trab/1trabalhista210312.htm

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1 , Suporte Técnico
há 13 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 13:11

Já aconteceu comigo eu pedir demissão por motivo de outro serviço, liguei no sindicato e a informação que me passaram era que a empresa poderia descontar o aviso e que esta lei só vale quando a empresa demite o funcionário e pede para o mesmo cumprir o aviso.

Marcelo Menezes

Marcelo Menezes

Prata DIVISÃO 2 , Gestor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 13:18

Edval, muito interessante esse link que você postou. O entendimeto sobre a questão para mim seria esse mesmo. Como descontar uma coisa que não existe?

Marcelo Menezes
Contabilista
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies