x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 29

acessos 37.143

Patricia Camargo

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 14 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 16:38

Boa tarde,

Alguém poderia me orientar em uma dúvida, tenho um funcionário com salário bruto de R$ 1.500,00, não possui dependentes, ele então teria um valor a pagar de IR de R$ 3,20 p/ mês, segue minhas dúvidas conforme abaixo:

Neste caso como procedo o recolhimento do darf, já que o valor mínimo para recolhimento do darf é de R$ 10,00 ?

Este valor de R$ 3,20 deve aparecer no campo de descontos do demostrativo de pagamento do funcionário ?

Desde já agradeço

Patricia Camargo

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 16:46

Bem, não tenho muita experiência nessa questão de IR, mas andei lendo e vi o seguinte:

Se o salário bruto dele é 1500,00 deveria ser descontado dele e recolhido 15% (225,00) com uma dedução de 197,05, certo?

Sendo assim o valor a recolher de IR seria 27,95, não???

Me corrijam se estiver errado, por favor!!!

Patricia Camargo

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 14 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 16:53

Oi,

Mozart,

Boa tarde,

O cálculo seria o seguinte ?

Salário Bruto: R$ 1.500,00
INSS R$ (165,00) - refere-se á 11% do salário bruto
total R$ 1.335,00
multiplica-se por 15% que o resultado é R$ 200,25 e desde valor é que subtrai o valor da dedução de R$ 197,05

e chega-se ao IR de R$ 3,20, é esta a minha dúvida se este valor deve aparecer no demostrativo de pagamento e se eu devo recolher o darf. já que o valor mínimo para pagamento é de R$ 10,00.

Mesmo assim agradeço a sua ajuda.

Obrigada .

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 16:59

Ah, desconta-se o IR do valor já com o INSS deduzido, né? Entendi...