Wilson Junior
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoPrezados, por gentileza, tenho uma dúvida referente ao vale transporte.
Eu fui contratado por uma empresa, no momento da entrevista diretamente com as responsáveis pela empresa eu disse que utilizava VAN + Metrô (tempo de viagem nessa condição: 1h 30min).
Obs.: VANS não possuem bilhetagem eletrônica.
Por isso, eu precisei informar também que seria então integração ônibus+metrô (Tarifa Única: R$ 4,15 + R$ 4,15 = R$ 8,30)
Contudo, o Departamento Pessoal cálculou uma rota privilegiando o custo, ou seja, calcularam uma rota mais barata... e estão me pagando o bilhete único (2 ônibus ida = R$ 2,75 + 2 ônibus volta R$ 2,75 = R$ 5,50/dia)... não levaram em conta o percurso,o qual eu levaria bem mais de 2h (duas horas) para chegar ao trabalho.
O DP diz que a empresa é quem escolhe a rota e o custo...porém, li na legislação, que o empregado deve informar o meio "ADEQUADO" para sua locomoção.
Diante dessa situação, estou pagando do meu bolso as diferenças de passagem, pois pego um metrô (de forma individual) no valor de R$ 3,20 e ainda pego uma Van no valor de R$ 2,50, ou seja, gasto R$ 11,40 mas recebo apenas R$ 5,50/dia - eu desembolso R$ 5,90/dia do meu salário.
Mesmo que me pagassem a integração (onibus+metrô R$ 4,15) = R$ 8,30/dia, eu desembolsaria R$ 3,10/dia do meu salário, pois é mais viável a locomoção utilizando Van+Metrô.
Podem me ajudar e me esclarecer os direitos e obrigações?
Acredito que esta dúvida possa ajudar muitas outras pessoas também.