x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.753

Vale Transporte: o empregador determina o valor?

Wilson Junior

Wilson Junior

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 17:25

Prezados, por gentileza, tenho uma dúvida referente ao vale transporte.

Eu fui contratado por uma empresa, no momento da entrevista diretamente com as responsáveis pela empresa eu disse que utilizava VAN + Metrô (tempo de viagem nessa condição: 1h 30min).

Obs.: VANS não possuem bilhetagem eletrônica.

Por isso, eu precisei informar também que seria então integração ônibus+metrô (Tarifa Única: R$ 4,15 + R$ 4,15 = R$ 8,30)

Contudo, o Departamento Pessoal cálculou uma rota privilegiando o custo, ou seja, calcularam uma rota mais barata... e estão me pagando o bilhete único (2 ônibus ida = R$ 2,75 + 2 ônibus volta R$ 2,75 = R$ 5,50/dia)... não levaram em conta o percurso,o qual eu levaria bem mais de 2h (duas horas) para chegar ao trabalho.

O DP diz que a empresa é quem escolhe a rota e o custo...porém, li na legislação, que o empregado deve informar o meio "ADEQUADO" para sua locomoção.

Diante dessa situação, estou pagando do meu bolso as diferenças de passagem, pois pego um metrô (de forma individual) no valor de R$ 3,20 e ainda pego uma Van no valor de R$ 2,50, ou seja, gasto R$ 11,40 mas recebo apenas R$ 5,50/dia - eu desembolso R$ 5,90/dia do meu salário.

Mesmo que me pagassem a integração (onibus+metrô R$ 4,15) = R$ 8,30/dia, eu desembolsaria R$ 3,10/dia do meu salário, pois é mais viável a locomoção utilizando Van+Metrô.

Podem me ajudar e me esclarecer os direitos e obrigações?

Acredito que esta dúvida possa ajudar muitas outras pessoas também.

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 08:53

Amigo você esta correto em relação a esta questão, porem a empresa pode investigar se realmente necessita daquela condução, caso seja mais que uma, porem se o colaborador utiliza mais que uma mesmo depois da investigação do DP cabe ao colaborador justificar o porque desta condução a mais (levando em conta quantas pessoas também utilizam esse tipo de condução, que moram nas mesmas localidades, e que a empresa paga somente uma) digo isso pois se a empresa conceder mais uma condução para você ela também tera que conceder mais uma condução para os outros pois não podem haver privilegios em nenhuma parte.
Agora o fato de você utilizar a VAN por ser mais rapido, sinto muito lhe dizer mais VAN não é um meio de transporte valido por legislação, sendo que a empresa não pode lhe fornecer o BNF em especie, isso é, em dinheiro, somente em bilhete mesmo, se a VAN aceitar bilhete você pode até usar, porem se não aceitar a empresa não é obrigada a lhe custear esse transporte, já que não é oficialmente reconhecido!

Wilson Junior

Wilson Junior

há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 11:02

Fabio Roberto Ferreira de Noronha,

Obrigado sua atenção em responder.

Há diferença de tratamentos com relação à concessão de transporte, para outros colegas.
Sobre a VAN, eu já sabia que não seria concedido, por isso, informei metrô-ônibus.

Mas estava só querendo aprender mesmo sobre o assunto... não vou reclamar por causa disso... estou gostando de trabalhar e aprender onde estou...

Mas realmente é um pouco chato mesmo o empregador escolher qual condução com base no valor. Isso não me atende.

A legislação orienta que o empregado deve informar o meio "mais adequado" e, não o mais barato. Por adequado, eu entendo tempo e custo.

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 11:40

Exato Wilson, mais as vezes é melhor deixar pra lá.
O que pode estar fazendo é passando a situação para o seu encarregado, mais verifique quem mais que trabalha nesta empresa esta tendo esta dificuldade, isso é, se morar na mesma região que você mora.
Ou no caso, utilize as conduções que a empresa lhe paga com os onibus que ela achou "conveniente" pois pagar pra trabalhar é F***

Wilson Junior

Wilson Junior

há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 12:52

Fabio Roberto Ferreira de Noronha, Obrigado!

Vou te falar... Eu evito me aborrecer!
Somos 4 pessoas aqui!

Enquanto estou gostando vou deixar caminhar...

Obrigado por sua ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade