Bruno Sindeaux Lobo
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia,
A empresa tem por obrigação controlar o numero de recibo de RPA do autônomo? Ou seja sempre seguindo uma ordem? Ou posso usar numeração qualquer?
respostas 5
acessos 6.312
Bruno Sindeaux Lobo
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia,
A empresa tem por obrigação controlar o numero de recibo de RPA do autônomo? Ou seja sempre seguindo uma ordem? Ou posso usar numeração qualquer?
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Bruno, a numeração não é obrigatória.
Bruno Sindeaux Lobo
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Mas eu estava pesquisando e encontrei este texto aqui:
RPA significa ‘Recibo de Pagamento Autônomo’ e serve como uma nota fiscal emitida por pessoas físicas
após prestarem algum serviço (venderem algum produto) para outra pessoa física ou empresa.
Por esta definição, esta numeração não seria obrigatória?
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Bruno, RPA não pode servir como nota fiscal pois não existe uma autorização do órgão fiscalizador para a sua emissão, como acontece com a nota fiscal.
No caso de pagamentos a autônomos (contribuintes individuais), por empresas, a legislação previdenciária diz que a obrigação é:
V - fornecer ao contribuinte individual que lhes presta serviços, comprovante do pagamento de remuneração, consignando a identificação completa da empresa, inclusive com o seu número no CNPJ, o número de inscrição do segurado no RGPS, o valor da remuneração paga, o desconto da contribuição efetuado e o compromisso de que a remuneração paga será informada na GFIP e a contribuição correspondente será recolhida;
São esses dados que devem constar no recibo. RPA é só um modelo de recibo, não há obrigatoriedade de que o pagamento seja feito por RPA. Podes criar o teu próprio modelo, constando os dados acima.
Jadir Alves de Moraes
Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informadoprezados bom dia.
no rpa tenho que destacar e reter o valor do iss sobre o total dos serviços prestados? esse valor é abatido para cálculo do irrf sobre o valor em causa. tenho que fazer a gfip informando esse pagamento e retenção do inss ou isso é de competência do prestador?
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Jadir, com relação ao ISS, tens de verificar a legislação do teu município, se ela estabelece a retenção ou não.
O valor do ISS não é abatido para fins de retenção do IRRF. Deduções são só (pagamentos a autônomos): contribuição previdenciária e dependentes.
Todo pagamento a contribuinte individual (autônomos/empresários) deve constar na GFIP da empresa pagadora.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade