x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 692

Licença Maternidade

fabiana

Fabiana

Iniciante DIVISÃO 1 , Enfermeiro(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 20:26

Olá, gostaria que me ajudassem com a minha dúvida.
Tive um bebê no dia 04/06/2012, estou em licença maternidade, porém trabalho em uma empresa privada onde a licença é de 120 dias, onde a mesma iria até o dia 01/10/2012, e fui convocada para um concurso público municipal onde a licença tem a ampliação de mais 60 dias.
Gostaria de saber como fica a minha demissão e se tenho o direito de continuar em licença, ou sou obrigada a começar a trabalhar imediatamente na nova instituição?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 22:56

Fabiana, se vc recebeu a convocação para dar provimento ao cargo neste aviso deve haver a informação prazo para fazê-lo, normalmente é dado 30 dias justamente parsa que se possa desligar-se de eventual emprego, cumprindo assim o aviso prévio.

Se vc se demitir não poderá continuar em licença maternidade. Como vc está em licença previdenciária será necessário comunicar ao INSS para que suspenda seu benefício, caso não for possível a instituição que lhe convocou adiar a data em que vc tem de entrar em exercício no cargo. Entre em contato com a Gestão de Pessoal da instituição para a qual prestou concurso e peça orientação.

beatriz paiva souza

Beatriz Paiva Souza

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 09:50

oi bom dia, gostaria de saber quanto tempo após a licença maternidade o patrão pode me mandar embora, sendo que minha licença maternidade foi de 120 dias, e já tem 2 meses que acabou. Eles estão dizendo que podem me mandar embora apos 3 meses, pois minha empresa e cadastrada como comércio.

THIAGO FERREIRA

Thiago Ferreira

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 09:54

Bom dia Beatriz,
deve se verificar a estabilidade na convençao da sua categoria, pois geralmente a estabilidade dura no minimo 30 dias apos o termino da licença. Existem casos aqui que a estabilidade chega a 60 dias...

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 10:32

Beatriz,

Pela legislação a estabilidade é de 5 meses após o parto.
E como disse o Thiago, consulte o Sindicato para saber se há prazo maior desta estabilidade.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade