x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.308

Trabalho à noite

Ademir Mutschall

Ademir Mutschall

Iniciante DIVISÃO 4 , Almoxarife
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 21:48

Trabalho à noite, e li na internet que cada diurno é 60min. e a noite é 52min e 30segundos, eu estou trabalhando das 19:00hs até as 06:00hs da manhã com 01h de intervalo, quantas horas extras por dia? e também como sou mensalista, ja entendi como funciona o trabalho mensal que é de trinta dias, mas as horas extras e o adicional noturno nos dias 31 dos meses que tem 31 dias eu não recebo???

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 22:41

O mensalista recebe por mês comercial, isto é, pelo mês calendário, não importando se ele tem 28, 29, 30 ou 31 dias.

A jornada noturna começa às 22:00hs (10 da noite) até às 05:00hs (da manhã). Apenas as horas dentro deste intervalo são reduzidas. Assim, mesmo que no relógio representem o transcurso de 7hs, elas representam 8hs de trabalho.

Seu adicional noturno deve incidir sobre essas 8hs de trabalho (das 22:00 até 05:00) e tmb sobre as horas que se seguirem, no caso, até as 06:00. Devendo ser deduzida a 1h de intervalo (de 60 min) caso ocorra após às 22:00.

As horas extras são apuradas conforme a jornada semanal contratada, se sua jornada é de 44hs por semana, o que a ultrapassar deverá ser pago como hora noturna com adicional de extra.

Ademir Mutschall

Ademir Mutschall

há 12 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 05:26

Entendi o que foi esclarecido e agradeço.
Trabalho 200hs/mês. E quanto ao dia 31 de cada mês que eu trabalho, a minha dúvida é se nos meses que tem o dia 31 as horas extras e o adicional noturno deste dia eu recebo?

Ademir Mutschall

Ademir Mutschall

há 12 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 05:54

Outra pergunta que esqueci no inicio: recebo periculosidade de 30% pois trabalho no polo industrial de triunfo, esta periculosidade como é calculado? 30% + 20% do adicional?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 7 setembro 2012 | 22:40

Ademeir, sendo vc um mensalista não importa se o mês trabalhado tem 30 ou 31 dias, 28 ou 29 dias, seu salário é fixo.

Apenas as verbas variáveis, como horas-extras eventuais, é que se alteram conforme a quantidade de horas-extras trabalhadas em cada mês. Sendo hora-extra realizada na jornada noturna essa hora-extra receberá o devido adicional noturno.

Quanto ao adicional de periculosidade, a hora-extra noturna será paga com o adicional de periculosidade integrando o valor de seu salário-hora. Portanto: { [(salário-hora + adic. de periculosidade) + adicional noturno ] + adicional de hora-extra }.

Espero ter ajudado.

Ademir Mutschall

Ademir Mutschall

há 12 anos Sábado | 8 setembro 2012 | 04:33

Ok, ajudou muito e sou muito grato pelos esclarecimentos.
Tambem li nos foruns que o adicional noturno se estende até o término da jornada de trabalho, certo? meu horário de trabalho vai mudar, vou trabalhar no seguinte horário: das 23:59hs as 08:00hs da manhã, o adicional noturno é das 23:59hs até as 05:00hs da manhã ou se estende até as 08:00hs da manhã? Aguardo resposta. Desde ja obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade