x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.150

Marileide Souza

Marileide Souza

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 14:21

09:01 - 14/09/2007
AUXÍLIO-DOENÇA: INSS lança campanha de esclarecimento hoje (14)
Ministro Luiz Marinho faz pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão

Da Redação (Brasília) - Começa nesta sexta-feira (14) em emissoras de TV de todo o país a campanha de esclarecimento sobre o auxílio-doença e a perícia médica feita pela Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nas rádios, a campanha começa a ser veiculada na segunda-feira (17). A campanha será aberta com um pronunciamento do ministro da Previdência, Luiz Marinho, em rede nacional de rádio e televisão e, durante duas semanas, será divulgadas nos principais programas das emissoras.

Para definir a campanha, o INSS fez uma pesquisa qualitativa com grupos de segurados em São Paulo, Paraná e Pernambuco, para saber quais são suas principais dúvidas e reclamações. Foram ouvidos segurados que tiveram o benefício negado depois da perícia inicial; segurados cujo benefício havia cessado e beneficiários que ainda estão recebendo o auxílio-doença. Também foram ouvidos 3.418 peritos médicos do INSS e a Associação Nacional dos Médicos Peritos.

Com base no resultado, que constatou desinformação dos segurados em relação a aspectos importantes, tanto da natureza do benefício auxílio-doença quanto da função do perito médico, o INSS focou a campanha nas informações que precisam ser amplamente divulgadas. Além da campanha nas rádios e TV's, as Agências da Previdência Social (APS) estão recebendo folhetos e cartazes com informações sobre os principais benefícios da Previdência Social e as condições para o requerimento de cada um.

Entre as principais dúvidas constatadas na pesquisa, está o período de duração do auxílio-doença; razões da concessão ou do indeferimento; se o beneficiário tem direito a 13º salário e se o período em que o segurado recebe benefício da Previdência conta para tempo para a aposentadoria.

Também foi perguntado aos segurados quais são os aspectos positivos de receber benefícios pelo INSS. Foram citados a pontualidade no pagamento, a interrupção do desconto das contribuições previdenciárias e a estabilidade no retorno ao trabalho, no caso do auxílio-doença acidentário.

Entre os aspectos negativos, foram mencionadas a frieza da relação entre perito médico e segurado, discordância sobre o resultado da perícia, medo de demissão ao voltar ao trabalho e a dificuldade de retorno ao mercado de trabalho.

Segurança - O INSS instalará em todas as 1.163 APS, até o início de dezembro, equipamentos de segurança, como portais detectores de metais e detectores manuais. Os equipamentos foram comprados já com previsão de instalação nas unidades que serão inauguradas em 2008. Os contratos serão assinados até o dia 1º de outubro e as empresas terão, no máximo, 60 dias para a instalação.

Inicialmente, os detectores seriam colocados apenas nas APS das grandes regiões metropolitanas, com maior movimento e, portanto, maior risco de conflito entre segurados e servidores, mas o ministro Marinho decidiu instalar os equipamentos em todas as APS para garantir segurança a todos os servidores e cidadãos.

As próximas licitações para a contratação de vigilância nas agências vão incluir o serviço de monitoramento eletrônico, por meio de câmeras de vídeo. Serão instalados alarmes, câmeras e circuito interno de TV para garantir a segurança dos servidores do INSS. Até junho de 2008, o INSS irá duplicar os dois mil postos de vigilância existentes atualmente nas APS. Até dezembro serão contratados mais 300 vigilantes.

Campanha -A campanha esclarecerá os segurados sobre os seus direitos para requerer o auxílio-doença. Em muitos casos, os segurados procuram o Instituto sem que tenham direito a receber o benefício, pois não apresentam uma doença que os incapacite para o trabalho, não têm tempo suficiente de contribuições previdenciárias ou apenas porque estão desempregados e acham que podem requerer o auxílio-doença para sobreviver.

A campanha vai esclarecer em que situação o segurado tem direito aos benefícios por incapacidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Esses benefícios são responsáveis por 60% dos novos requerimentos que chegam ao INSS.

ACS/MPS Oculto/5009/5113

Marileide Souza

Marileide Souza

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 14:55

Ok!! Monique...
Achei que todos deveriam saber e dar um pouco de atençao a velha TV e/ou Radio, para ver ou ouvir como será esta campanha de esclarecimentos.


Abç!!
Ahh!!! Bom final de semana a todos!!
Mari.

JOSE MARIA MOREIRA DA SILVA

Jose Maria Moreira da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 16:22

Muito interessante a materia pena que o nosso Ministro da Previdencia não falou em investir em funcionarios mais capacitados e claro em material de trabalho, porque aqui mesmo em RO chega ser absurdo a maioria dos funcionarios do INSS ja são pessoas de idade elevada que não sabem ao menos usar um computador, os computadores deveriam estar no lixo de tão ultrapassados que são. Não é atoa que a previdencia social deixa a desejar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade