x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 17.337

Diferença entre Sindicato

Ana Lucia Ferreira

Ana Lucia Ferreira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sábado | 15 setembro 2012 | 01:46

Boa noite Contábeis DP

Pessoal preciso de uma ajuda para entender melhor
essa questão de Sindicato.

Primeiro: Qual a diferença entre sindicato patronal e do trabalhador?

Segundo:Quais os sindicatos mais importantes?

Terceiro: Como funciona, todas as empresas precisam ser registradas em um sindicato?

Grata.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 15 setembro 2012 | 08:38

Ana, Sindicato patronal é o que representa a categoria econômica, ou seja, os empregadores/empresas. Sindicato do trabalhador é o que representa a categoria profissional, os empregados.
Nenhuma empresa é obrigada a se registrar (sindicalizar), portanto é optativa a sua associação ao sindicato.
Sindicatos mais importantes ... pergunta subjetiva. Importante em que sentido? ...

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sábado | 15 setembro 2012 | 12:44

Boa tarde Ana
sindicato patronal, representa á empresa pela sua atividade ecnômica e uma vez por ano á empresa recolhe encima de seu capital, um valor para entidade.sindicato do trabalhador é muito importante, pq através dele é que vc paga o salário de cada funcionário, antes de vc registrar um fuicionário vc deve verificar seu piso salarial.Trabalhei em uma empresa de alimentos e tinha somente uma pessoa no cargo de nutricionista, o salário dela era acima do piso mais acompanhava á convenção do sindicato de nutrição etc...na hora de homologar á empresa precisa está filiada ao um sindicato.Na fiscalização de mte ele pede á convenção.

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 11:33

Eu tenho vários pessoas prá registrar:
Motorista/Recepcionista/Aux Adm./Aux.Servs.Gerais/Assist. Contab/Adm./Técn.seg.trabalho, etc...
Só que não sei se existe em sp/capital- único SINDIC que dê prá registrar todos em um só sindicato..!!
Não temos ainda operários na Construtora e o patrão não quer filiar o pessoal neste..o que fazer?
Grato

zenaldo

zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 setembro 2013 | 10:23

Vou cadastrar então no sindicato - sintracon-sp- ele é de trabalhador Constr Civil...
Aí posso cadastrar quantos quiserem né!!..viu...!! fui atrás..
Obrigado aí por quem se preocupou!!
grato
zenaldo

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 10 setembro 2013 | 12:41

Zenaldo, nada impede que a empresa loque os funcionários em diferentes sindicatos de empregados, o que se deve é observar aqueles que tem sindicato específico, como o de motoristas, por ex.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade