x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 873

Falsos e-mails sobre IR

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2007 | 11:34

Olá pessoal!

Acredito que nos dias de hoje pensamos "mil vezes" antes de abrir um e-mail, muito menos enviar dados pelo mesmo, mas mesmo assim, ainda corremos riscos de cairmos nas armadilhas do mundo virtual...

Falsos e-mails sobre Imposto de Renda

Além de ter que pagar imposto de renda e outros tributos, agora o contribuinte tem que se preocupar com falsos e-mails que podem ser porta de entrada para roubo de dados e senhas no computador.
Segudo a Receita Federal, o e-mail falso que está circulando atualmente é de "solicitação de retificação do IR". Esclarece o órgão que não envia mensagens sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

Quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes. A mensagem leva nomes e timbres oficiais e convoca o contribuinte para regularizar pendências com a Receita Federal, como problemas no CPF (Cadastro de Pessoa Física) e erros na declaração ou na restituição do Imposto de Renda.

Ainda, segundo a Receita Federal, os seguintes procedimentos devem ser tomados diante dessas mensagens:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e

3. excluir imediatamente a mensagem.

Observe-se que a situação e regularização fiscal do contribuinte deve ser tratada nas unidades da Receita, ou acessando a página na internet (https://www.receita.fazenda.gov.br) ou ainda entrar em contato com o Receitafone (0300-789-0300).

Fonte: Guia Trabalhista

Ótima semana!

abç!!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Juliana Mira

Juliana Mira

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 17 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2007 | 11:48

Querida Zilva suas informações são importantissimas...
Eu mesmo já recebi um Email desses da receita a minha sorte é que na hora a unica coisa que eu pensei é que eu não declaro IR pois minha renda é abaixo do valor então eu declaro isenta caso contrario eu teria abrido pois até então eu não tinha esta informação foi ai que eu liguei e me informei sobre o caso e me falaram que é um virus...

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 11:18

TSE alerta para e-mail falso sobre eleições

"Mensagens de e-mail falsas em nome do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram enviadas a internautas com uma suposta convocação para mesário nas eleições de 5 de outubro. A Justiça Eleitoral divulgou hoje um alerta para que os eleitores não abram e deletem a mensagem.

O e-mail traz o nome do TSE, uma foto do prédio do tribunal e links para consulta de dados e solicitação de dispensa do serviço de mesário. A Justiça informa que não envia notificações por e-mail e que mantém em sigilo os dados dos eleitores. As convocações para mesário nessas eleições foram feitas por carta até 6 de agosto."

Obs: não seja a próxima vítima, cuide-se!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 16:29

É muito interessante este alerta Zilva.

É bastante comum recebermos e-mail's falando que o nome esta no SERASA, SPC, que tem conta sem pagar, fotos tiradas indevidamente, etc., e mais comum ainda é as pessoas caírem "nesta pegadinha" e ter o computador infestado por vírus.

Abç!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 14:23

Nos últimos dias recebi dois e-mails do TRE avisando q meu título havia sido cancelado e q eu deveria clicar no link do e-mail para regularizar minha situação.
Dei risada, até pq, se meu título tivesse sido cancelado, eu n teria sido convocada pra mesária!! Cada uma q a gente vê!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade