x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.718

porque minha empresa nao paga periculosidade para

george do carmo

George do Carmo

Iniciante DIVISÃO 2 , Eletricista
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 11:35

ola trabalho de eletricista em uma empresa de manutenção predial no ministério da saúde brasília df ja a 2 anos e nunca recebemos periculosidade mais vejo outras empresas que pagão gostaria de saber se eu tenho direito ou nao de receber esse auxilio
gostaria de saber se eu posso correr atras e onde eu posso ir para fazer minha empresa pagar .
@Oculto

João

João

Bronze DIVISÃO 5 , Chefe Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 11:56

Bom dia George
Os Tribunais trabalhistas não se entendem quanto a quem tem direito adicional, se só os eletricistas de alta tensão ou qualquer eletricista. Já tem decisões favoráveis aos eletricistas prediais e de baixa tensão.
O Tribunal Superior do Trabalho entende, conforme OJ transcrita abaixo, que tem direito apenas os eletricistas que trabalham no sistema elétrico de potência, o que não se enquadra no seu caso.
Você pode entrar com ação na justiça e pedir perícia para verificar se no seu caso cabe direito ao adicional, pode pedir a perícia no próprio Ministério do Trabalho, entretanto, ambas são medidas mal vistas pelas empresas, e podem acarretar a sua dispensa (sem justa causa).

OJ 324 SDI1 TST: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA. DECRETO Nº 93.412/86, ART. 2º, § 1º. DJ 09.12.2003. É assegurado o adicional de periculosidade apenas aos empregados que trabalham em sistema elétrico de potência em condições de risco, ou que o façam com equipamentos e instalações elétricas similares, que ofereçam risco equivalente, ainda que em unidade consumidora de energia elétrica.

george do carmo

George do Carmo

Iniciante DIVISÃO 2 , Eletricista
há 12 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 13:56

queria deixar aki meus agradecimentos ao amigo João B Ferreira que respondeu minh pergumta .
cara comtinua assim pois suas respostas ajudao muinto a todos nos aki do forum valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 29 setembro 2012 | 14:57

Boa tarde a todos

Considerando que o Fórum Contábeis não tem competência para fornecer informações oficiais relacionadas à dúvida trabalhista exposta por George do Carmo, e também por tal adicional envolver assuntos delicados fundamentados em laudos técnicos, avaliação de condições de trabalho, ou talvez até mesmo CCT, este tópico será fechado.

Vale lembrar que embora este Fórum seja público e aberto a todos, indistantamente, ele é direcionado aos profissionais que trabalham nesta área, e não funcionários com dúvidas.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade