x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.187

Qual data eu lanço na folha referente afastamento

Marcela

Marcela

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 10:28

Olá, bom dia a todos,

Por favor, preciso de ajuda (HELP), nunca tive um funcionário afastado em folha de pagamento, ele me trouxe 2 atestados nos últimos 60 dias. 1º atestado de 08/08/2012 a 18/08/2012 2º atestado de 14/09/2012 a 24/09/2012
mesmo Cid (mesma doença), somando os 2. dão 20 dias, me trouxe o atestado na sexta feira dia 28/09/2012, hoje dia 01/10/2012 era para ele retornar ao trabalho, e eu o afastei, agendei pericia e tudo.

Mas na minha folha de pagamento, eu preciso inserir o motivo e o dia, qual é o dia que devo colocar? Seria a data de hoje?

No aguardo, obrigada!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 17:55

Vc deve solicitar dele outro atestado para que justifique a manutenção de seu afastamento do trabalho, não se compreende os dias desde 25/09 até a presente data sem que o médico confirme que ele permanece incapacitado para o trabalho.

Com esse novo atestado vc poderá confirmar o último dia trabalhado, caso contrário, terá de lançar como sendo dia 13/09, e os dias após 24/09 como de faltas não justificadas, o que poderá comprometer a aquisição das férias deste empregado.

Espero ter ajudado.

Marcela

Marcela

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 23:11

Olá, boa noite,
Esqueci de mencionar um outro atestado, de 4 dias, do dia 25 a 29/09.
Também com o mesmo CID.

na minha folha tenho que colocar o motivo (vou colocar o p1) superior a 15 dias, mas dai pede a data de inicio do afastamento, e eu não sei qual devo colocar, pois o atestado não é continuo. Mesmo assim, esplicando tudo isso, a orientação do INSS pelo 135, foi para eu agendar a pericia para ele. Ele foi no medico do trabalho ontem e o medico disse que a lesao dele é leve, e não é motivo de afastamento.
Dia 08/10 ele tem pericia.
Alem de tudo, eu paguei a ele o mês inteiro 09/2012.

Obrigada!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 07:53

A perícia servirá para verificar as condições de saúde e, uma vez confirmada, ele receber do INSS os dias que ultrapassar os 15 dias que forem pagos pela empresa.

O início do afastamento é justamente o 1º dia da 1ª licença. Isso é devido porque num espaço de 60 dias todos os atestados que forem fornecidos com a mesma CID ou que guarde nexo entre elas, é considerado continuidade da licença (mesmo que intercalada de dias trabalhados) para se contar os 1ºs 15 dias (licença médica) pela empresa e os dias devidos pelo INSS.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade