Alef Batista Silva
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalBoa tarde.
Vocês poderiam me informar sobre os procedimentos para pagar INSS como autonômo? O valor também.
respostas 10
acessos 1.948
Alef Batista Silva
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalBoa tarde.
Vocês poderiam me informar sobre os procedimentos para pagar INSS como autonômo? O valor também.
Anya Santos
Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalBoa tarde Alef
Código autonômo para GPS é 1007
o valor á base de 1 salário mínimo é 68,42
Att,,
Alef Batista Silva
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalObrigado pela resposta Anya, mas a pessoa que for recolher terá que ir no INSS para fazer o número de inscrição ou alguma coisa assim, para colocar no carnê?
André Valentim Pedrozo
Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) PessoalAlef boa tarde.
Primeiramente ter no nº do NIT (numero de identificação do trabalhador), e efetuar o pagamento via carne conforme código especifico 1007, e veja a aliquota que deseja pagar conforme o valor informado pela Anya, fora 11% sobre o salario minimo, mas este valor pode ser maior, só que ai temos que aplicar o percentual de 20% sobre o valor que fora recolher.
Leandro Ghislandi
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) PessoalEsse pagamento com a alíquota de 11% pode contribuir apenas sobre o salário mínimo e a aposentadoria será apenas por idade. Não poderá pagar um salário maior nem se aposentar por tempo de contribuição (se desejar terá que pagar complementação). Na GPS deve ser usado o código específico 1163.
O autônomo "normal" paga na alíquota de 20% com o código 1007.
Leandro Ghislandi
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) PessoalCaso o contribuinte ainda não tenha o NIT ou um número de PIS (que tbm pode ser usado para recolhimento do INSS) poderá cadastrar pelo site da previdência.
Segue o link: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html
Juliana
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBom dia,
Quando um prestador de serviço autônomo, emite nota fiscal de serviços (avulsa), é correto que eu recolha 11% do INSS do valor total da NF dele, e a empresa contratante pague os 20% do INSS que compete ao contratante?
Alguém pode orientar por gentileza?
Grata.
Moises Silva
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde!
Tenho um cliente que estava pagando INSS autônomo, porém desde 2011 ele não paga. Agora que continuar a pagar. Qual o procedimento?
Abç a todos.
Anya Santos
Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalBoa noite Moises
Ele terá que que pagar os meses que constam em aberto no INSS
Espero ter ajudado
Lucas
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalEu tenho uma MEI. E através da guia do Simples, eu efetuo a contribuição para a Previdência Social.
Porém, eu tenho 3 dúvidas?
- Como faço p/ me aposentar com mais de 1 Salário Mínimo, apesar de ser um MEI?
- Como faço p/ complementar a minha contribuição p/ a previdência social?
- Qual o código e o procedimento que eu devo ter?
***Por favor, me ajudem. Preciso também de uma base legal, se for possível.
Carlos Alexandre
Bronze DIVISÃO 3 , Auditor(a)Sou síndico de condomínio e precisei contratar um engenheiro civil para fazer a autovistoria no prédio, conforme exigência da prefeitura do Rio de Janeiro. Ele me deu uma RPA (recibo de pagamento a autônomo). A dúvida é: qual o código de recolhimento no INSS que devo utilizar ? O percentual é de 11% sobre o valor da RPA, certo ?
Agradeço a ajuda desde já.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade