x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 7.757

Comissionista x Meta Mensal

Douglas R. dos Santos Alvim

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:17

Boa Tarde Pessoal!

Mais uma vez venho pedir ajuda de vocês, estou começando com uma nova loja onde sapatos, onde os vendedores serão Comissionistas.

Tai "Comissionista" uma palavra que vem me colocando medo nos últimos dias, pois não tenho nem um conhecimento referente a comissões.

Fiz algumas pesquisas mais gostaria de saber se estou certo:

1 - Um vendedor comissionista tem direito ao seu salário normal, mais as comissões do mês?

2 - O Valor da comissão e definido pela empresa? Ou preciso seguir uma linha de porcentagens feitas pelo sindicato?

3 - Posso criar metas de vendas? E o funcionário receber as comissões se bater essas metas?
Ex: funcionário só ganha comissão se atingir uma meta de R$ 10.000,00 vendidos no mês.

"Errar é humano, assumir seu erro é uma virtude!"
Douglas Alvim
Bernardo Maia

Bernardo Maia

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:24

1 - Tem a diferença de comissionista puro e comissionista misto.
O comissionista misto receberá o salário mais a comissão acrescido do DSR.
O comissionista puro receberá somente a comissão acrescida do DSR, porém ele terá a garantia mínima do salário caso a comissão não atinja o piso.

2 - Sim, é definido pela empresa, não sendo o total pago inferior a garantia mínima do sindicato caso seja comissionista puro.

3 - Não, ou o funcionário receberá a comissão ou não, visto a irredutibilidade salarial prejudicando assim o funcionário.

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 16:03

Bernardo Maia

Muito obrigado Bernardo!
Pra mim que não tinha a minima ideia de como funcioná a comissão já vou começando a entender.

Acredito que no caso da empresa em questão será um comissionista misto, o mesmo terá seu salário, mais a porcentagem das vendas que ele fizer mais os DSR?

Ex:
SALÁRIO + % DE VENDAS + DSR
R$ 990,00 + 3% + DSR

Essa 3º questão que levantei eu fiquei na duvida, mais e que acabei pesquisando com o pessoal aqui que já trabalhou em lojas comissionistas e me falaram que faziam assim, por isso e sempre bom pesquisar.

"Errar é humano, assumir seu erro é uma virtude!"
Douglas Alvim

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade