x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 728

Justa Causa x Mau procedimento

Alessandra do Carmo Messias

Alessandra do Carmo Messias

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 11:35

Bom dia!
Estou com uma dúvida referente a mau conduta de um funcionário.O mesmo,trabalha usando o carro da empresa,ele quebrou o veículo e também fez várias multas.Ele se propôs pagar tudo que deve,sendo que fosse descontado aos poucos.Essa divida ficou em volta de $8000,00 reais. Pra um funcionário que ganha cerca de R$1000,00 p mês fica meio complicado.
A empresa agora quer demiti-lo por justa causa...mas isso está correto?
O fato dele ter dado prejuízo a empresa,já entende-se que podemos demiti-lo p justa causa?
Como posso proceder?

Obrigada Ficarei no aguardo!

Victor Leonardo

Victor Leonardo

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 11:40

Alessandra, a Justa Causa não é tão simples assim. O funcionário precisa ser Advertido pela falta cometida e de acordo com a reincidência vem a Suspensão. Por fim, bem embasada, a empresa pode demiti-lo por Justa Causa.

Até mais.

Pois não?
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 12:43

Se a empresa precisa que o funcionário use o carro creio que a justa causa somente poderia ser aplicada se ele tivesse infringido gravemente as Leis de Trânsito (acidente onde ficasse provada a culpa do funcionário).

Multas podem ser discutidas, alguns se justificam, outras não. Quanto a manutenção do carro seria necessário uma perícia que tornasse inconsteste o descaso do motorista na utilização de sua ferramenta de trabalho, de modo que não houvesse dúvidas quanto a capacidade dele em saber exatamente o que estava fazendo, afinal, nem todo motorista tem conhecimento da mecânica de automóvel.

Penso que se o funcionário é inábil na utilização desta ferramenta de trabalho deveria ele ser simplesmente demitido imotivadamente, exceto se ele for um profisional de mecânica de automóvel, o que aliás, seria mais interessante para empresa tornar esta como característica imprescindível para a ocupação do cargo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade