x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 14.261

Menor aprendiz - Efetivação

Maria Júlia Tavares

Maria Júlia Tavares

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 02:52

Boa noite,

na empresa em que trabalho nós temos alguns menores que estão fazendo o curso de aprendizagem e o contrato será encerrado em dezembro. Um dos menores (16 anos) se destacou bastante e gostaríamos de contratá-lo ainda esse mês como auxiliar administrativo. Ele e o seu responsável demonstram interesse. Ele pode pedir para rescindir o seu contrato como menor aprendiz para logo em seguida podermos contratá-lo mesmo sem ter concluído o seu curso de aprendizagem? Ele e a empresa tem esse direito? Nós queremos contratá-lo e ele quer trabalhar, o único problema é que ele não poderia concluir o seu curso de aprendizagem, pois perderia os últimos 45 dias de aula.

Obrigada desde já e parabéns pelo site!

Juliana Oliveira

Juliana Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 08:49

Bom, ele pedir a rescisão sem antes ter concluído o curso, pode acontecer, sem problemas nenhum. Mas não seria interessante, uma vez que o mesmo está na reta final do curso para ganhar o certificado. Não seria interessante a empresa esperar o curso terminar e recontratá-lo?

É só uma forma do mesmo não sair do curso depois de ter se dedicado tanto tempo no mesmo. Mas caso isso seja inviável, ele poderá sim, reincidir o contrato a qualquer momento e a empresa admiti-lo logo após.

Quando for incumbido de um trabalho mais penoso, não resmungue, não reclame, mas veja nele uma chance de desenvolver-se.
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 00:21

Maria, antes de rescindir convém observar se sua empresa está enquadrada na obrigatoriedade em manter cota de aprendizes.

Penso que seria mais tranquilo deixar encerrar o prazo da aprendizagem e já celebrar o contrato de trabalho na data seguinte ao fim do termo de aprendizagem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade