x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 4.697

atestado de acidente

Ribeiro

Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 14:26

boa tarde a todos !
preciso de uma ajuda,
um funcionario quebrou o pe em um fim de semana, e pegou dois atestados um do dia 20 com 4 dias e outro do dia 25 com 15 dias de afastamento, com o cid s900 e s93 os dois tem relação a mesma situação, a questão é como fazer o afastamento dele sendo que o acidente não foi acidente de trabalho, posso afastar como doença não relacionada ao trabalho e encaminha-lo ao inss ?
outro caso o funcionario que traz atestados com cid diferentes mas que se somados passem de 15 dias dentro de 60 dias, a empresa tem que pagar esses dias ou pode afasta-lo pelo motivo de que os atestados somam mais de 15 dias ?

obrigado !

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 14:49

Ribeiro,

No primeiro caso, peça para seu médico do trabalho avaliar se os CID referem-se ao mesmo problema, sendo positivo, você já pagou os 04 dias, portanto, pagará mais 11 e então encaminhará o fucionario para pericia, eu costumo encaminha-lo com uma carta descrevendo os atestados, com periodo de afastamento e retorno e a data do ultimo dia trabalhado.

Na segunda situação, se as doenças não estão relacionadas, você não pode encaminha-lo ao INSS...o afastamento dentro de 60 dias do anterior é valido quando é o mesmo CID.

Pamella Janete Schons

Pamella Janete Schons

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 20:39

Colegas, uma empresa para a qual presto serviços, tem uma funcionária que tem um filho menor de dezoito anos, o mesmo esta em período de atestado de doença (tumor no intestino), a criança não pode se cuidar sozinha, gostaria de saber se a mãe tem direito ao afastamento, e se tem direito, pode encaminhar o auxílio do INSS?
Aguardo.
Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: