x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 839

Média de comissões.

Fábio Leandro Bonatto

Fábio Leandro Bonatto

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 6 novembro 2012 | 09:28

Prezados,

Estou fazendo um levantamento das médias de comissões dos funcionário da empresa em que trabalho, mas me surgiu uma dúvida.
Digamos que o levantamento será realizado de jan/2012 a dez/2012, no contrato de trabalho afirma que o funcionário terá direito a comissão desde o início do contrato de trabalho
.
Esse funcionário em questão, começou a montar sua carteira de cliente e apenas em fev/2012 ele começou a receber comissões por isso.

Minha dúvida é:
Para o calculo da média das comissões considero a data de registro do funcionário? (isso é: média de 12 meses, considerando o mês de jan/2010 como comissões no valor de R$0,00)

ou

Para o calculo da média das comissões considero o primeiro mês de recebimento das comissões? (isso é: média de 11 meses, desconsiderando o mês jan/2012 que ele não ganhou nada)

Obrigado.

CLAUDIA GOMES

Claudia Gomes

Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 6 novembro 2012 | 14:12

Olá Fabio.
É interessante vc observar o diz a convenção coletiva, pois em alguns casos estabele meses expecificos para média como por exemplo os últimos 6 meses, ou considerar somente os meses em que houve os eventos.

Mas para a regra geral vc deve considerar a partir do primeiro mês de incidencia do evento.

Espero ter ajudado

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 6 novembro 2012 | 15:56

Boa tarde. Concordo com a Cláudia no primeiro paragrafo da sua resposta, mas discordo do segundo. No meu entendimento, considera o ano todo para cálculo do 13 (independente se teve ou não comissão em determinado mês), e não apenas a partir do mês que teve incidência do evento. Mas esta é a minha opinião.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade