Igor
Ouro DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Administrativoquem sempre contribuiu com contribuinte individual aposenta com quantos anos de recolhimento?
respostas 4
acessos 4.050
Igor
Ouro DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Administrativoquem sempre contribuiu com contribuinte individual aposenta com quantos anos de recolhimento?
Tiago de Lannes
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia,
Igor,
Depende, qual foi a forma de recolhimento? Se pela aliquota normal 20% seria:
Aposentadoria por idade
Homens: 65 anos desde que tenha carência de 15 anos
Mulher: 60 anos de idade desde que tenha carência de 15 anos.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Homens: 35 anos de contribuição
Mulher: 30 anos de contribuição.
Agora se o contribuinte individual fez a opção pelo recolhimento da contribuição com a aliquota reduzida de 11% sobre o salario minimo (68,42), a aposentadoria será exclusiva por idade, ou seja, 65 anos para os homens e 60 anos para as mulhres, obedecendo a carencia de 15 anos.
Saudações, espero ter lhe ajudado.
Tiago de Lannes
Lopes
Ouro DIVISÃO 1Boa tarde Tiago
O Contribuinte Individual, sócio ou titular de Empresa Jurídica Optante pelo Simples Nacional, também faz juz à aposentadoria por tempo de contribuição e recolhem sobre 11% até o teto da previdência social.
Lopes
Ouro DIVISÃO 1O Também considerado Contribuinte Individual que teve sua redução da contribuição para 11% e posteriormente para 5% (atual), é o Microempreendedor Individual-MEI, este fara juz a aposentadoria somente por Idade, caso contrário deverá fazer o recolhimento da diferença com código especifico.
Tiago de Lannes
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa noite,
Correto suas afirmações Ronaldo.
O contribuinte individual que presta serviços a empresa, tem sua contribuição previdenciária descontada dos serviços realizados, e no caso a aliquota é de 11%, e neste caso aposenta por idade ou por tempo de contribuição.
Para respondermos com mais clareza ao amigo Igor, torna-se necessário ele complementar a pergunta com o tipo de contribuinte individual a qual se refere, tendo em vista, que temos segurados contribibuintes individuais diferentes com tipos de aposentadorias diferentes.
No mais aguardo o complemento do amigo,
Saudações,
Tiago de Lannes
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade