x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.399

Retenção/Compensação INSS

Marcileide Rodrigues

Marcileide Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 10:27

Bom dia!

Apesar de ter pesquisado e lido bastante, estou com dúvidas práticas, de como fazer compensação de INSS no SEFIP.

1- Digamos que a empresa tenha um crédito a compensar de R$ 6.741,01. Onde, nas competências 06,07,08,09 e 10/2012 da SEFIP foram geradas e não compensadas. Com isso ela está com débito dessas competências. Como corrigir isso?

2- E nas próximas competências após essa correção como proceder, sei que devo ir em dados do movimento/Informações complementares (nesse campo, o que obrigatoriamente devo preencher? no campo compensação o valor será o total que tenho de crédito?
ex: tenho de crédito 1.000,00
o INSS a recolher ´na comp. 11/2012 é de 250,00
Informo 1.000,00 ou 250,00? (restando 750,00 para próxima)

3- Podem ser dúvidas tolas, mas é que, como nunca fiz esse procedimento, estou insegura pra concluir, se alguém tem prática pra me passar, agradeço, se possível me enviar telas para maior compreensão.

Muito grata!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 18:26

Marcileide, no campo "compensação" tens de informar o valor total que a empresa tem direito de abater. No teu exemplo, os 1.000 reais. O sistema fará a diminuição e gerará um relatório com o valor líquido (os 750,00).

Bernardo Maia

Bernardo Maia

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 novembro 2012 | 01:24

1 - Você deve retransmitir competência por competência com suas devidas competências da retenção da nota. Por exemplo, na competência 06/2012 teve três notas com 700,00 de retenção, deve compensar esses 700,00 na nota e caso já tenha pago a GPS da competência pode compensar também para qualquer outro mês subsequente, lembrando que a parte de terceiros não é permitido tal compensação.

2 - Sempre o valor total a compensar como disse o Márcio e repassando para os meses subsequentes caso seja maior.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade