x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 915

Rescisão no período de estabilidade

OLDAIR JOSÉ DE FARIA

Oldair José de Faria

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2007 | 09:55

Qual a penalidade prevista para a dispensa sem justa causa de uma funcionária dentro do período de estabilidade (1 mês após o auxílio maternidade) e quais as verbas rescisórias envolvidas?

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2007 | 10:36

Bom dia Oldair!

Em relação a sua pergunta, bem, caso a empresa seja denunciada pela funcionária, ou mesmo por ontra pessoa, poderá ser autuada, tendo de pagar multas desnecessárias por ter agido inconstitucionalmente.

Possa ser que corra menos risco indenizando os dias faltantes para conclusão da estabilidade, não esquecendo do aviso prévio o qual, também, deverá ser indenizado...

Art. 7º (CF)- "São direitos dos trabalhadores...além de outros...XVIII-lincença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com duração de cento e vinte dias...Ato das Disposições Transitórias, art. 10 II - Fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa:...b) da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto."

Espero ter ajudado!!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3 , Chefe Pessoal
há 17 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2007 | 02:50

Olha isso é relativo, eu ja fiz algumas indenizações por estabilidade aki.. mas, há entendimentos/doutrinas que dizem de, a estabilidade ser de EMPREGO e não de SALARIOS. Acho melhor você verificar junto à DRT e no Sindicato da Categoria. Melhor maneira de se fazer isso creio eu, seja perante a justiça do trabalho.

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade