x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 625

Cobrança em dinheiro pela Convenção Coletiva

Larissa Cristina

Larissa Cristina

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 11:07

Bom dia pessoal,
No escritório de contabilidade onde trabalho temos vários ramos de clientes, e com isso, devemos seguir vários sindicatos. Muitos desses sindicatos oferecem a Convenção Coletiva em seu próprio site e de graça. Mas há um sindicato em especial que só libera a circular, mas cobra R$ 60 pela Convenção Coletiva. É legal eles cobrarem por essa convenção, sendo que outros sindicatos não cobram?

Larissa Cristina

Larissa Cristina

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 11:16

Olga, o problema é que eles não liberam no próprio site, não precisam ter custos com impressão, e é o que os outros sindicatos fazem. Parece que fazem isso propositalmente para que haja a cobrança. E R$ 60,00 pela impressão de 20 folhas não é justo, até porque sindicato não tem fins lucrativos. E cobrar do trabalhador pela convenção... na minha opinião, é algo errado. Pesquisei sobre isso pela Internet, mas não acho nada a respeito. Por isso escrevi aqui, para saber a opinião de quem tem experiência na área.

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 11:19

Não há nenhuma obrigação ou Lei dizendo que o sindicato deve publicar a Convenção Coletiva em site próprio.
Por isso existe o site do Ministério do Trabalho, onde se pode encontrá-la.
Eu quando preciso e tenho que pagar, faço isso. Mas, aqui não é cobrado dos funcionários e sim da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade