x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.110

aviso prévio - venda da empresa

Marisa Souza

Marisa Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a) Inglês
há 17 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2007 | 15:18

Gostaria de saber qual o procedimento n seguinte situação: o empregador avisa aos empregados que a empresa ( no caso uma escola) foi vendida para novos donos. O contrato de trabalho é rescindido 2 dias depois e os funcionários são recontratados pelo novo dono.

O empregador deve pagar aviso prévio? Pois no caso acima ele considerou que por estarem os empregados trabalhando para os novos donos o aviso prévio deveria ser considerado como trabalhado. Obs, a empresa antiga ainda existe como propritária de outras escolas.

No caso se trata de professores horistas, há distinção entre horistas e mensalistas? Pois o empregador informou que mesmo que devesse ser pago o aviso se constituiria apenas de 10 dias.

Obrigada

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2007 | 18:37

Olá Marisa,

como a legislação deixa a desejar a respeito deste, você poderá tirar suas conclusões lendo o conteudo desse link:

ext02.tst.gov.br

abç!!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3 , Chefe Pessoal
há 17 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2007 | 02:32

Se eu entendi o que você quiz dizer, é que a empresa agora terá novos administradores (outro quadro societário). Assim sendo não vejo o aviso não ser considerado como trabalhado. Pois, estas pessoas ainda laboram para o mesmo empregador.

Acho que, o que está ocorrendo é dr, os novos proprietários, para não arcarem com as verbas trabalhistas devidas até a saída dos antigos administradores estarem solicitando que eles (os antigos donos) dêem baixa e acertem todas as verbas devidas, para que assim, os atuais donos passem a dever as verbas a partir do momento em que adquiriram a empresa.

Se for isso, acho q haverá um impasse porque, se considerar o aviso trabalhado, apenas dois dias serão devidos pelo antigo administrador, já os demais 28 pelos novos sócios. Daí, esses 28 dias muito provavelmente terão reflexos em Férias+13º.... acho q isso deveria ser combinado entre os empresários ao negociarem a venda da mesma, é mais uma questão de acordo... se é q eu entendi bem né :/

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Marisa Souza

Marisa Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a) Inglês
há 17 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2007 | 11:42

Não é isso. A empresa não mudou de sócios mas de donos. São duas empresas diferentes. As duas possuem várias escolas e a antiga propretária da franquia vendeu a escola para outra empresa. Portanto os funcionários deixaram de trabalhar para uma empresa e passaram a trabalhar para outra. A única coisa que continua a mesma é o espaço físico. não sei se faz alguma diferença.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade