x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 33.422

Sobre obrigar funcionários a usar armários

Joice

Joice

Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Eventos
há 12 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 19:38

Boa noite!

Minha supervisora divulgou uma circular hoje, informando que todos os funcionários estão proibidos de ir aos seus locais de trabalho com suas bolsas pessoais, ficando obrigatório o uso do armário que temos gratuitamente no vestiário. Até aí tudo bem.

Mas na mesma circular diz que a empresa não se responsabiliza pelos bens deixados dentro do armário. A supervisora completou, pedindo que não deixem celulares, mp3, dinheiro e outras coisas no armário. Pediu para levar cartões, documentos e celulares nos bolsos que temos nos nossos uniformes.

Mas ora, se a empresa me obriga a usar o armário, ela não deveria ser responsável pelos pertences lá deixados? Se arrombam meu armário e levam uma coisa minha, mesmo que seja uma garrafa de água que custou R$2,00, não seria a empresa obrigada a arcar com o prejuízo?

Existe uma lei que fala sobre isso? Como posso argumentar com ela dentro da legislação?

Desde já muito obrigada!

Álvaro da Silva Borges

Álvaro da Silva Borges

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 19:57

Existe a NR 24 que trata sobre regulamentação de locias de trabalho, mais não fala nada sobre a resposabilidade da empresa.
Creio que se acontecer algo lavrar um BO seria o procedimento mais correto inicialmente.

Link da NR 24portal.mte.gov.br

Espero ter ajudado.

Álvaro Borges
"Falar ou escrever complicado é próprio de quem pensa confusamente, deseja ocultar algo, inclusive ignorância, incapacidade ou má intenção."
Antônio Lopes Sá
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 22:33

Joice, essa prática é comum e não é ilegal e nem abusiva, por pior que pareça.

Caso contrário, obrigaria a empresa a manter um vigia para o armário, além de passar em revista tudo o que o empregado coloca dentro de seu armário, pois sem essa revista e sem vigia, alguém poderia alegar que guardou um diamante e este lhe foi roubado, poderia alegar que deixou a carteira com 2 mil reais e que sumiu...e assim por diante.

Joice

Joice

há 12 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 22:39

Obrigada gente!

Existe a possibilidade de eu obrigar a empresa a ser notificada em ocasiões em que por exemplo, eu precise levar o meu Tablet pra ir direto pra faculdade? (minhas matérias da faculdade veem em tablet). Ou com a empresa que faz a segurança do prédio?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 22:44

A empresa não pode garantir a integridade do objeto guardado pelo empregado, afinal, mesmo que cientifique seu chefe que está levando o objeto e guardando-o, será por sua conta e risco mantê-lo no seu armário.

Joice

Joice

há 12 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 22:46

Obrigada pelos esclarecimentos Kennya. Infelizmente tem empresas que não pensam no bem estar do funcionário. Está todo mundo insatisfeito, a maioria estuda e leva laptops e tablets para irem direto pra faculdade.

Beijos e um ótimo fim de ano!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade