x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.057

FERNANDO FERREIRA BUENO

Fernando Ferreira Bueno

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 17:41

boa tarde, estou com uma duvida.
minha empresa tem sede em goias e tenho funcionarios em mato grosso, mas estes funcionarios nao estao em filiais, sao da propria empresa de goias. minha pergunta é: qual sindicato eu coloco, o da sede ou o da prestação de serviço?

JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 19:37

Pelo que entendo o sindicato deve ser o da empresa em que o funcionario esta registrado independente do local da prestação do serviço, ou seja, se o funcionario é da matriz em Goias e se desloca para prestação de um serviço na Bahia ele deve esta vinculado ao sindicato com abrangencia da empresa no Goias.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 19:46

Boa noite,

como colocou o colega João Alexandre.

A empresa obrigatoriamente se filia ao Sindicato, cuja base territorial, abranja sua sede social. Não importa o local físico onde seus empregados prestem serviços. Assim sendo, sede da empresa é que determina a qual sindicato se filiar.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
FERNANDO FERREIRA BUENO

Fernando Ferreira Bueno

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 22:02

muito obrigado às respostas,
mas ainda uma outra duvida,
quando formos acertar no sindicato
deveremos acertar com os funcionarios em goias e nao em mato grosso?

nao sao funcionarios deslocados,
sao funcionarios contratados por la
para trabalhar la.

sirlane

Sirlane

Iniciante DIVISÃO 2 , Agente Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 15:14

BOA TARDE

A empresa onde trabalho esta vinculado com o sindicato dos metalurgicos, e o diretor da empresa quer mudar de sindicato pois diz que tem o sincicato de ar condicionado como eu faço para saber qual é realmente o sindicato que a empresa tem que realmente participar,e se pode mudar de sindicato?

sirlane

Sirlane

Iniciante DIVISÃO 2 , Agente Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 16:39

Flavio boa tarde vc sabe se eu posso mudar de sindicato então? Pois a empresa é industria de ar condicionado e tem os dois sindicatos, para poder mudar penho que fazer algum processo?
Obrigado Por enquanto

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 16:45

Aqui no RJ, fiz uma mudança de Sindicato, cadastrando a empresa no segundo sindicato e pedindo ao mesmo um "comprovante de enquadramento", pois, apesar de ser de livre escolha por parte da empresa, o sindicato anterior poderá questionar e nao se conformar com a mudança ($$$)

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 19:54

Sirlane, antes da mudança convêm conhecer melhor esse tal sindicato, pois há alguns que se tornam visiveis aos empregadores mas permanecem ilegais diante do MTE.

Tmb verifique o que consta em sua CCT, e se eles realmente homologam suas CCT junto ao Tribunal do Trabalho. Tem sindicato que só faz lambança e pela falta de legalidade nas CCTs que eles apresentam os empregadores acabam pagando bem caro por isso.

Boa sorte!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade