Nathalia Mendes Dutra
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista SistemasPessoal,
estou com uma dúvida e preciso muito da ajuda de vocês.
Eu trabalho em uma empresa, sou líder no turno da madrugada (00 as 08), em regime de escala (frequentemente trabalho em feriados, finais de semana e etc e, por isto, faço muitas horas extras).
Estou grávida, entrando no 7o mês de gravidez e, neste mês, meu gerente me mudou para o turno da tarde (16 as 00) devido à falta de infra estrutura do local: O prédio é localizado em região de prostituição, tem apenas um segurança durante a madrugada, que fica no interior do prédio, não existe uma sala de descanso (quando quero dormir, tenho que deitar no chão, sobre um carpete), não possui copa (apenas um microondas, mas não tem geladeira para refrigerar alimento caso queira trazer algo de casa), não tem nenhum restaurante no local ou próximo que funcione neste horário (o único é o MC Donalds que, por vezes, está fechado durante o horário), ônibus é super difícil de pegar após as 23:00, já que tenho que pegar 2 para chegar ao serviço. Enfim, devido à esta falta de estrutura, ele resolveu trocar meu horário para que ficasse mais seguro pra mim e para o bebê.
Com isto, estão pedindo para que eu altere no sistema de RH o meu horário de trabalho pois isto pode afetar no lançamento das minhas horas extras (elas poderiam coincidir com o meu horário de trabalho causando conflito e possível problema em caso de horas extras relizadas na madrugada) e, com isto também, reduziria o meu adicional noturno (antes recebia por 5 horas, agora passaria a receber por 2 horas apenas). Porém, apesar da qualidade de vida ser muito melhor, li que não posso ter prejuízo financeiro e que posso, inclusive, pedir mudança de cargo sem prejuízo no caso de estar sob muito stress.
Gostaria de saber se realmente devo fazer esta alteração e sofrer com este prejuízo financeiro durante apenas os 3 meses anteriores à minha licença (e durante a mesma receber normalmente o adicional), se devo sofrer este prejuízo durante todo o período anterior e durante à licença ou se posso bater o pé e não realizar esta alteração para que eu continue recebendo normalmente o meu salário.
Obrigada desde já e desculpe pelo testamento, mas acredito que deve ficar o mais claro possível!