Nina Eiras
Iniciante DIVISÃO 1 , Diretor(a)Socorro! Preciso de ajuda pois quanto mais leio a respeito mais me confundo. Tenho um funcionario que trabalha 22h às 6h trabalhando inclusive no periodo intrajornada ou seja ele nao faz hora de refeição.Ele recebe o adional noturno dado pelo sindicato integral de 30% do piso. Assim sendo, a dúvida está em quantas horas extras ele receberá? Ele faz em média, 6 dias semanais trabalhados desta forma.Se ele tiver 4 folgas mensais o sindicato diz que ele deve ter 68 horas extras mensais sendo:
26h - hora refeição
jornada reduzida - 26h
16 h extras dos 40 minutos
Totalizando 68 horas. Eu entendo que eles estejam misturando dois conceitos o da jornada reduzida e o da extra.A jornada reduzida me mostrará quantas serão consideradas como horas a serem ganhas das trabalhadas e a extra aquela que ele tiver que ultrapasse a jornada normal. Entendo que um funcionario que faz 22h até as 6h tem 8h trabalhadas e 9h que irá ganhar pela jornada noturna reduzida. Assim se ele trabalha 6 vezes na semana desta forma terá um total de 9 x 6 = 54 horas perfazendo 10 horas semanais extras pois são as que extrapolam o período de 44h legais. Quanto ao horário trabalhado da refeição a intrajornada teria 26 horas a serem adicionadas a estas . Assim :
26 horas intrajornada mensal
10 h extras semanais x 4= 40h mês.
Total: 40+26= 66 horas que deverão ser pagas a 50%. É isso?Agora o outro ponto se este estiver correto é: como pagar esta extra. Eu pagaria 50% sobre a remuneração ou seja salário base + adicionais fixos. Está certo?