x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 803

confusoes entre a jornada reduzida noturna e a ext

Nina Eiras

Nina Eiras

Iniciante DIVISÃO 1 , Diretor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 14:32

Socorro! Preciso de ajuda pois quanto mais leio a respeito mais me confundo. Tenho um funcionario que trabalha 22h às 6h trabalhando inclusive no periodo intrajornada ou seja ele nao faz hora de refeição.Ele recebe o adional noturno dado pelo sindicato integral de 30% do piso. Assim sendo, a dúvida está em quantas horas extras ele receberá? Ele faz em média, 6 dias semanais trabalhados desta forma.Se ele tiver 4 folgas mensais o sindicato diz que ele deve ter 68 horas extras mensais sendo:
26h - hora refeição
jornada reduzida - 26h
16 h extras dos 40 minutos
Totalizando 68 horas. Eu entendo que eles estejam misturando dois conceitos o da jornada reduzida e o da extra.A jornada reduzida me mostrará quantas serão consideradas como horas a serem ganhas das trabalhadas e a extra aquela que ele tiver que ultrapasse a jornada normal. Entendo que um funcionario que faz 22h até as 6h tem 8h trabalhadas e 9h que irá ganhar pela jornada noturna reduzida. Assim se ele trabalha 6 vezes na semana desta forma terá um total de 9 x 6 = 54 horas perfazendo 10 horas semanais extras pois são as que extrapolam o período de 44h legais. Quanto ao horário trabalhado da refeição a intrajornada teria 26 horas a serem adicionadas a estas . Assim :
26 horas intrajornada mensal
10 h extras semanais x 4= 40h mês.
Total: 40+26= 66 horas que deverão ser pagas a 50%. É isso?Agora o outro ponto se este estiver correto é: como pagar esta extra. Eu pagaria 50% sobre a remuneração ou seja salário base + adicionais fixos. Está certo?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 16:11

Boa tarde Nina

O Fórum é destinado a troca de informações entre profissionais da área contábil.
Para questões particulares, como cálculos trabalhistas sugerimos que procure o Sindicato que represente sua Empresa ou ainda uma assessoria jurídica.

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 16:12

Nina, sei que vc é nova no forum, mas é importante que se atenha às regras e uma delas é que não se é permitido repetir a mesma questão seja no mesmo tópico ou em tópicos diferentes. Vc já formulou essa questão em outro tópico.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies