x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.192

Inscrição no NIT e PIS

Talita Dias

Talita Dias

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a) Educação Física
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:27

Olá, sou professora municipal e quando fui convocada em um concurso descobri que tinha um Número de NIT (com contribuição de um antigo trabalho como contratada) e um numero de PIS ainda sem contribuição (só a inscrição). Fui até a previdência para me informar, pois não entendo muito do assunto, e segundo o atendente eu poderia levar o numero do NIT para a Prefeitura, pois nele já constava contribuições. Assim levei o numero do NIT.

Meses depois passei em outro concurso, mas não aceitaram o NIT. Pediram o numero do PIS, alegando que o nit é para contribuições individuais.

Agora estou em duvida: Uma prefeitura está lançando pelo numero do NIT e a outra lançará (ainda não saiu o pagamento) pelo numero do PIS.

Existe como unificar as duas inscrições??? Onde devo ir????

Me ajudem.

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:33

Talita Dias

É óbvio que é de SUMA IMPORTÂNCIA que o consulente obtenha a unificação dos NITs.

Pois, se não o fizer terá o cadastro em duplicidade e o tempo de contribuição separado.

Vá até uma agência do INSS (agende antes o atendimento via internet), leve os documentos que comprovam a duplicidade para pedir a unificação.

Lá eles, regularizarão seu CADASTRO, cancelando um dos registros e unificando as contribuições, evitando assim que tenha problemas nos futuro quando for se aposentar, ou precisar de algum benefício.

Boa Sorte.

Talita Dias

Talita Dias

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a) Educação Física
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:36

Entendi. Mas devo esperar o primeiro pagamento da minha segunda matricula para cair a contribuição no PIS ou já posso ir.