x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.048

rita viruel

Rita Viruel

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 13:10

Boa tarde, estou com uma duvida de como saber se minha cliente tem direito a aposentadoria proporcional: ela tem 27 anos e meio de contribuiçao e quando foi criada a lei em dezembro de 1998, ela tinha 14 anos e meio de contribuição e nos ultimos 3 anos ela passou de empresa particular para funcionária pública ( professora ), será que ela ja pde pedir a aposentadoria proporcional? Se não, quanto tempo ainda falta?

Aguardo resposta
Obrigada!
Rita

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 18:28

Rita, boa tarde, ela pode fazer o seguinte, ligar no 135 (inss) , e agendar a aposentadoria, mas diga que é aposentadoria, isso porque o inss não faz contagem de tempo, então no dia e hora marcada ela chega uma hora mais cedo levando a documentação, e no dia diga ao atendente que e sobre aposentadoria, então ele(a) irá colher os documentos e depois de aproximadamente 20 a 30 dias, o inss enviará para a residencia dela se está apta a aposentadoria e o valor que irá receber, se não estiver apta o inss informará quanto tempo ainda falta. Mas pedir para ela que diga que é para dar entrada na aposentadoria. se ela estiver apta e não quiser se aposentar agora, e só não receber e ir a agencia para cancelar, menciono isso porque corre no congresso o fim do fator previdenciário, isso ajudará muito aqueles que irão se aposentar, haja visto que o fator previdenciário come aproximadamente 40% do valor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.