x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.732

Auxílio-Doença INSS [Trancado]

Cabeção123456

Cabeção123456

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Informática
há 12 anos Domingo | 3 março 2013 | 12:43

Por motivo de doença crônica, fiquei afastado do trabalho por 01(um) mês -Fev/2013, porém a empresa disse que minha perícia está marcada para 3 de abril e que só posso voltar a trabalhar depois da perícia. Meu salário de fevereiro veio um pouco mais que a metade e o resto tem descrito que foi desconto de afastamento por doença. No contracheque, tem descrito como salário INSS esse salário que vou receber.

Então vou ficar sem a metade do salário esse mês de Fev/2013 e o mês de março/2013 sem benefício? Só vou poder ter o benefício depois da perícia? O INSS vai pagar os atrasados que é a metade do mês de fevereiro? E o mês de março? Ou será que já posso cobrar da empresa o número do benefício?

Como sempre falo, ninguém pede pra ficar doente ou em crise e também as dívidas não esperam.

Agradeço a compreensão :)

fabio alves

Fabio Alves

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 3 março 2013 | 14:22

Railton, boa tarde,

A Empresa tem o dever de pagá-lo pelos 15 primeiros dias do seu afastamento, os demais dias são de responsabilidades da Previdência Social.

Pelo que entendi do seu relato, é isso que aconteceu.

Infelizmente esta questão com a previdência é bem demorada mesmo, as agendas para perícia são muito demoradas, o que acaba prejudicando aos trabalhadores, que como vc mesmo diz "ninguém pede para ficar doente". Porém a empresa por legalidade só pode retorná-lo ao trabalho após o resultado da perícia.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade