x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 8.471

Afastamento de Funcionária.

Cristiano Leffa

Cristiano Leffa

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 18 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2007 | 11:09

Olá!
Tenho uma funcionária que esta no quarto mês de gestação, pois bem, ela já faltou varias vezes com atestado medico porque de acordo com médico é uma gestação de risco, e tenho um atestado onde o medico descreve para a fucnionária não faça esforço fisico, mas nenhum atestado de afastando ela de suas funções, não tenho uma recolocação para esta funcionária porque só ela trabalha no local.
A pergunta é, posso mandar esta funcionária para o auxilo-doença somente com os atestado que tenho, sabendo que estes atestados não são de 15 dias consecutivos.... são atestado de 4 a 5 dias... ela trabalha 5 ou 6 dias e coloca mais atestado de 3 a 4 dias.... e assim esta sendo....

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2007 | 11:53

Bom, você deve orientá-la a pegar um atestado com o médico solicitando um afastamento maior que 15 dias, por motivo de gravidez de risco, onde aí sim ela irá dar entrada no auxilio doença e, quando falta 28 dias para o parto, ela receberá o salário maternidade (considera-se o parto, para efeitos do salário maternidade, o evento ocorrido a partir da 23ª seman ou 6º mes da gestação)

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
MARCELE SAUSEN

Marcele Sausen

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 18 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2007 | 14:58

cristiano
se informe no INSS, mas se os atestados nao forem distantes uns dos outros, vc consegue encaminhar ela para o auxilio-doença.Entao vc só precisa pagar ate o 15 dia, depois sao eles q pagam, pois vc vai somando, ate q chega nos 15 dias, apos isso é de responsabilidade do INSS.
qualquer duvida poste.

MARCELE SAUSEN
EMAC CONTABILIDADE
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2007 | 15:12

Bom, tem o seguinte:
se realmente fosse gravidez de risco que impedisse a empregada de trabalhar, o médico daria o atestado tranquilamente. Não sabe o porque ele quiz fornecer o atestado e não podemos julgar, mas já julgando: parece que o médico não quiz "por o dele na reta".
Sendo assim, o melhor a fazer é seguir o conselho da amiga Marcele, pois a empresa já pode ter pago até mais que os 15 dias, e jogar a responsabilidade para o INSS.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Cristiano Leffa

Cristiano Leffa

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 18 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2007 | 15:17

Obrigado, vou fazer isto, pelo que sei se o funcionário fornecer um atesto com um CID de " x " dias e vir trabalhar um dia e apos fornecer outro atestado com mais " x " dias e somando estse dias ultrapassar 15 posso afasta-ló.... mas vou fazer isto mesmo, todos os atestados somando já passou de 15 dias... mas não no mesmo mês..

William Mendes da Silva

William Mendes da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Cortador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2010 | 23:43

Amigos..

Novamente estou com um elefante branco em minha sala. Um cliente de meus serviços de folha de pagamento, tem uma funcinaria que está gravida de 1 mês e alguns dias.
Bem ate ai tudo normal, mais esse meu cliente quer deixar essa funcinaria em casa, recebendo seu salario normalmente.

Bem nunca me deparei com uma situação dessa. E agora a pergunta.

Isso pode? Ou não pode?

Se ela proceder dessa maneira poderá ter complicaçoes?

Atenciosamente

William Mendes

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies