x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 917

Horário de Trabalho

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2007 | 14:20

De acordo com a LC 123/2006, ME e EPP ficam desobrigadas de fixarem em local visível o quadro de horários. Até aí tudo bem. Mas diante disso, me surgiu uma dúvida:

Empregados que trabalham 08 horas por dia, não tem direito a HE (Normal). Que dcto. é necessário para provar que o empregado não faz HE???

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2007 | 14:36

Digamos que na minha empresa nenhum empregado faz horas extras. Já é norma da empresa e existe um quadro de horário para os funcionários (combina entre a empresa e os empregados, visto que não há a necessidade do quadro de horários para a ME e a EPP - LC 123/2006), completou as oito horas diárias, pode ir embora.

Caso algum funcionário queira reclamar horas extras, mesmo sem ter feito as mesmas, como a empresa irá fazer para se defender desta ação???

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Franlley Gomes Belem

Franlley Gomes Belem

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2007 | 14:36

Ola Wilson,

Eu recomendaria manter um quadro de horario, independente da obrigatoriedade, e no mesmo, vc colocasse uma observação na qual iria definir qual o dia q os funcionários iriam trabalhar 04:00 hs, geralmente é na segunda ou sabado, fechando as 44:00 hs semanais.

Verefique junto ao sindicato da categoria se já existem algum horário pré-definido, e em último caso, faço um ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE HORAS - Compensação de horas de trabalho corresponde em acrescer a jornada de determinados dias em função de outro suprimido, sem que essas horas configurem como horas extras.

Atenciosamente,

Sr. Franlley Gomes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade