x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 627

Afastamento INSS

Emerson Douglas

Emerson Douglas

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 16:12

Boa tarde a todos,

Estou com a seguinte dúvida, tenho um colaborador que estava afastado pelo INSS, recebendo auxílio doença, o benefício foi concedido até 05/03, e a perícia estava marcada para 12/03, na perícia ele obteve alta para o retorno ao trabalho.
Marquei exame de retorno ao trabalho para o mesmo, porém pediram vários exames e não liberavam o ASO com o "apto". Hoje (19/03) enfim recebi o ASO com o "apto" de retorno ao trabalho, portanto ele retorna amanhã (20/03) ao trabalho.
Esses dias de 06/03 (data em que não recebia mais o benefício do INSS) a 19/03, a empresa é obrigada a pagar?

Lilian

Lilian

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 16:58

Boa tarde!

Tive uma dúvida semelhante e em contato com a previdência fui informada que, nos casos que o afastamento termina antes da data da perícia, o INSS assume o pagamento do dia do final do afastamento até a data da perícia, ou seja de 05/03 até 12/03.
Entendo que a empresa deve pagar do dia da alta do INSS até ele ter realmente iniciado o trabalho, pois, aí sim, ele estava aguardando a liberação da empresa (não era mais responsabilidade do INSS).

Mais algum colega é da mesma opinião?

Emerson Douglas

Emerson Douglas

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 17:24

Acabei de entrar em contato com o INSS, pelo 135, me informaram o seguinte...
O benefício era até 05/03, portanto até esse dia o INSS paga, como a perícia era no dia 12/03, esses dias de 06/03 até 12/03 só seriam pagos pelo INSS se na perícia o funcionário não recebesse alta e tivesse o benefício prorrogado. Como o funcionário não teve o benefício prorrogada e recebeu alta, perguntei também se esses dias ficam por conta da empresa então, me falaram que a empresa não é obrigada a pagar esses dias e que só é devido o pagamento após a perícia dar alta para o afastado.
Enfim meus colegas, muitos caminhos, agora qual pegar?
Abraços.

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 17:37

Se perícia dele estava marcada para o dia 12/03, ele continuava afastado.
A empresa tem obrigação de pagar ao funcionário os dias desde a alta médica dele até o dia de seu efetivo retorno, pois quem não permitiu que o funcionário voltasse ao trabalho, foi a empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade