x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.820

AuXILIO DOENCA NEGADO

BIANCA NUNES

Bianca Nunes

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 17:24

Boa tarde colegas,

Estou com um caso que para mim é complicado.
Func foi registrado em 01/07/2012, ja entrou com uma doenca na coluna porem seu ASO deu apto ao trabalho. Ele trabalhou normalmente ate o dia 11/09/2012. Apos isso o func vem vivendo de atestados com CID M54.5+M48.3+M51.1.Porem o func vem agindo de má fé com esses atestados.
Ex: Ele tem um atestado de 30 dias,em vez do func pegar um atestado em seguida, ele espera uma semana (exemplo) e pega outro. Isso para poder SEMPRE receber os 15 dias da empresa. Isso vem ocorrendo ate hoje , mes de Março. Ele foi fazer outra pericia porem foi lhe negada novamente por a doenca vir antes mesmo do inicio das contribuicoes dele. Agora que ele viu que nao consegue se "aposentar" no auxilio doença, ele quer fazer um acordo com a empresa como se ela tivesse mandando embora, o empregador quer se livrar desse problema com o funcionario e aceitou.
Pergunta: Esses meses todos de atestados contam como tempo de trabalho? Ele terá direito a ferias e 13º normalmente? E a seguro desemprego? Faremos uma rescisao indenizada no dia 22 de março (qd acaba mais um de seus atestados).

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 17:33

Se a empresa abonou todos esses dias, terá que pagar férias + 13º´salário.
Só não pagará do perído do último afastamento até a perícia do INSS negar o auxilio a ele. Desse período não se pagará férias, nem 13ºsalário.
Irão fazer acordo com um funcionário desses ?
Isso, na minha opinião, é loucura !

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 17:38

Bianca, estou de acordo com a colelga, acordo e "loucura", outros também poderão utilizar do mesmo artificio, e além disso ele poderá entrar na justiça alegando doença profissional, e ai começa a dor de cabeça para a empresa.

BIANCA NUNES

Bianca Nunes

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 18:06

Ola colegas, sobre ele tentar alegar doenca de trabalho nao tem como pois em TODOS OS ATESTADOS dele está escrito: ... onde mostrou Exames Complementares TC de coluna lombar em anexo datada de 24/01/2011...

E ele foi registrado em 01/07/2012. E inclusive é por isso que seus pedidos de auxilio sao negados, pois ele tem essa doenca antes mesmo de estar pagando as contribuicoes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade