x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.076

Licença Médica e demissão

Carlos Alberto da Silva

Carlos Alberto da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Logística
há 12 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 10:47

Bom dia !
Sou funcionário de uma empresa que ao me admitir,não solicitou o exame admissional. Trabalho como aux de logística na carteira,mas na verdade as funções que exerço é a de separar documentos,descarregar material que chega na empresa (70/80kg)subir e descer rampas com estes pesos, e sair na rua pra fazer entregas que as vezes é de carro ou a pé.
Atualmente estive em aux doença (hérnias de disco e condromalácia patelar )o mesmo acabou em 14/03 (prorrogação) e estou tentando o PR,que foi marcado pra 05/04.
Caso eu não tenha reconhecida a minha incapacidade e não retorne ao trabalho a empresa pode me dar abandono de emprego? Pois ainda não me cinto capaz de retornar.
Não existe na empresa médico do trabalho e por isso fica a dúvida,se estou ou não incapacitado pra exercer minhas funções.
A dúvida maior é,a empresa pode me demitir sem justa causa ?
Posso solicitar a cat,pois existe fortes indícios que as hérnias tenham sido provocadas pelos pesos carregados na rampa de acesso a empresa.
Gostaria muito de obter estas respostas,por isso desde já agradeço.

Carlos Silva
LUCAS SILVA

Lucas Silva

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:02

O seu motivo é de saúde, você nunca será demitido por justa causa ou caracterizar abandono de emprego se você corre atrás de nos consultas, com novas perícias médicas.
Acredito que um acordo com a empresa onde você trabalha em questão de suas funções serem modificas quando surgir uma possível melhora, e ocorrer o seu retorno a empresa, será benéfico para as duas partes.
O CAT é um comunicado de acidente do trabalhador, não se encacha no seu caso que é uma doença do trabalho, sugiro que faça novos exames e consultas médica, e tente novas perícias.