x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 4.160

Alteração de cargo sem aumento de salário.

Martkus Schwadorf

Martkus Schwadorf

Iniciante DIVISÃO 1 , Chefe Negócios
há 12 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:44

Prezados amigos, bom dia. Estou com uma dúvida e gostaria de opinião de profissionais pois não tenho conhecimento suficiente da matéria em questão.

Bom, há 1 ano atrás eu possuia em meu quadro de funcionários um analista de suporte junior com salario em tornode 1500 R$. E um tecnico informatica que atualmente ganha em torno de 1200. O analista se desligou da empresa e seu cargo não foi preenchido neste tempo.

De forma a melhorar o reconhecimento do cargo deste tecnico em informatica, resolvemos colocá-lo como analista porém, não respeitando o salário anterior de um funcionário o qual já havia sido desligado da empresa.

Legalmente nós poderíamos tê-lo passado sem necessáriamente compatibilizar o salário com o de um funcionário anterior?

Penso que, como não existe um cargo de referência contratado na empresa atualmente, não há a necessidade de equiparação salarial anterior do ultimo funcionário (até por que posso eu por decidir diminuir o valor deste cargo em minha empresa, certo?)

O que os colegas pensam a respeito?

Agradeço.

Markus

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:54

Bom dia, Martkus, se o empregado atual passou a executar as tarefas do ex-empregado, ele poderá futuramente entrar na justiça questionando equiparação salarial referente ao ex-empregado.
Na sua convenção coletiva de trabalho e/ou acordo coletivo, deverá ter uma clausula assegurando aumento de xx% no mínimo para promoção.
verifique a convenção, ok....

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 19:08

Marktus, não há obrigatoriedade de se contratar novo funcionário para o mesmo cargo pagando-se o mesmo salário pago ao anterior ocupante, se este é o único cargo/função existente na empresa. Vc pode contratar um novo tecnico informatica pagando menos que 1.200,00.

O principio da isonômia diz respeito aos empregados (não ex empregado) que cumpram a mesma função, com a mesma perfeição técnica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade